UESTÃO DISSERTATIVA - VALOR 0,5.
A riqueza gerada pelo ouro possibilitou a produção de um importante conjunto arquitetônico e artístico em regiões que despontavam política e economicamente no século XVIII, no Brasil.
O Barroco nas artes plásticas chegou com atraso no Brasil em relação à literatura e à musica. Como consequência, depara-se com um grande número de construções com estrutura baseada na Arte Barroca de meados do século XVII até o final do século XVIII, com fachadas as mais diversas. Algumas igrejas com fachadas barrocas apresentam interiores decorados no estilo chamado de Rococó, um estilo que já estava decadente na Europa no final do século XVIII.
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Igreja Nossa Senhora do Carmo, 1687-1767. Recife, Pernambuco
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Mosteiro de São Bento, 1617-1690. Rio de Janeiro.
Considerando as figuras apresentadas, analise e classifique as diferenças e semelhanças existentes entre as fachadas das duas igrejas indicando como reconhecer a Arte Barroca de meados do século XVII e a Arte Barroca do final do século XVII e século XVIII no Brasil.
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As igrejas construídas nos séculos XVI e XVII possuem em suas fachadas um frontão triangular e acabamento piramidal das torres. Igreja Nossa Senhora do Carmo, 1687-1767. Recife, Pernambuco A igreja segue o estilo rococó. O corpo principal tem dois pavimentos, ambos com três aberturas de arco abatido e ornamentos emcantaria. No piso superior, entre as janelas, encontram-se dois nichos com estátuas, interligados na parte superior a óculosobturados com grades, e também emoldurados. Acima, frontíspício triangular de vértices truncados e lados curvos, com brasão da Ordem, pesadas volutas floreadas, e culminando com um nicho com imagem de Nossa Senhora, pináculos e uma cruz. Lateralmente a igreja possui duas torres, sendo que a da direita permanece inacabada, e a da esquerda, com cerca de 50 metros de altura, ergue-se em quatro pisos, com aberturas de forma e tamanho variáveis: a da base é uma porta com arco pleno, e acima abrem-se, sucessivamente, uma porta de arco abatido, com balaústre, um óculo simples, e uma janela sineira também em arco pleno. Coroando a torre, cúpula com diversas cornijas ornamentadas superpostas, óculos, pináculos e cruz.Mosteiro de São Bento, 1617-1690. Rio de Janeiro. A fachada se apresenta sóbria e praticamente sem ornamentação, utilizando-se de elementos geométricos simples, típicos do maneirismo português, estilo este também chamado de Renascimento Tardio. Aludindo clamente à este estilo, destacam-se um acabamento piramidal sobre as torres da Igreja e os coruchéus esféricos. Ainda dentro deste conjunto de características, pode-se obervar que a fachada é composta em função da separação compartimentada da superfície, onde a alvenaria caiada contrasta com a pedra talhada.
As igrejas construídas nos séculos XVI e XVII possuem em suas fachadas um frontão triangular e acabamento piramidal das torres. Igreja Nossa Senhora do Carmo, 1687-1767. Recife, Pernambuco A igreja segue o estilo rococó. O corpo principal tem dois pavimentos, ambos com três aberturas de arco abatido e ornamentos emcantaria. No piso superior, entre as janelas, encontram-se dois nichos com estátuas, interligados na parte superior a óculosobturados com grades, e também emoldurados. Acima, frontíspício triangular de vértices truncados e lados curvos, com brasão da Ordem, pesadas volutas floreadas, e culminando com um nicho com imagem de Nossa Senhora, pináculos e uma cruz. Lateralmente a igreja possui duas torres, sendo que a da direita permanece inacabada, e a da esquerda, com cerca de 50 metros de altura, ergue-se em quatro pisos, com aberturas de forma e tamanho variáveis: a da base é uma porta com arco pleno, e acima abrem-se, sucessivamente, uma porta de arco abatido, com balaústre, um óculo simples, e uma janela sineira também em arco pleno. Coroando a torre, cúpula com diversas cornijas ornamentadas superpostas, óculos, pináculos e cruz.Mosteiro de São Bento, 1617-1690. Rio de Janeiro. A fachada se apresenta sóbria e praticamente sem ornamentação, utilizando-se de elementos geométricos simples, típicos do maneirismo português, estilo este também chamado de Renascimento Tardio. Aludindo clamente à este estilo, destacam-se um acabamento piramidal sobre as torres da Igreja e os coruchéus esféricos. Ainda dentro deste conjunto de características, pode-se obervar que a fachada é composta em função da separação compartimentada da superfície, onde a alvenaria caiada contrasta com a pedra talhada.
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