História, perguntado por karenekaua, 7 meses atrás

uestão 1 - HISTÓRIA (103)

1) No Começo da época moderna, a ambição da burguesia comercial deu início a um empreendimento gigantesco: a expansão européia por meio das grandes navegações. Para encontrar um novo caminho para as Índias, portugueses e espanhóis lançaram-se ao Oceano Atlântico encontrando terras e povos até então desconhecidos dos europeus.

Marque (V) para as alternativas Verdadeiras e (F) para as Falsas:

a) ( ) Grandes Navegações é o nome dado ao conjunto de expedições marítimas realizadas principalmente por portugueses e espanhóis entre os séculos XV e XVI, os europeus se lançaram ao mar em busca de novos territórios, de especiarias e de metais preciosos.

b) ( ) O Tratado de Tordesilhas foi um acordo feito entre portugueses e franceses.

c) ( ) A centralização do poder nas mãos do rei, a posição geográfica de Portugal e o conhecimento sobre navegação que os ibéricos tinham aprendido com os muçulmanos foram fundamentais para que os portugueses pudessem iniciar as Grandes Navegações, no começo do século XV.

d) ( ) A procura por riquezas levou os europeus a enfrentar seus medos e a desbravar mares e oceanos desconhecidos.

e) ( ) Na época das Grandes Navegações, os europeus chamavam de “Índias” diferentes regiões, principalmente as do continente asiático, como a China, o Japão e a Índia.

A sequência correta é:

V – V – V - V - V
V – F – V – V – V
F – V – V - V - V
V – F – F – V - V

Soluções para a tarefa

Respondido por shocya09
5

Resposta:

Letra B (V, F, V, V, V)

Explicação:

As Grandes Navegações foram navegações oceânicas realizadas ao longo do século XV que permitiram a exploração do Oceano Atlântico. Foram possíveis graças à acumulação de conhecimento náutico e à chegada de novas tecnologias que facilitaram a navegação. O país que possuiu as condições necessárias para iniciar as Grandes Navegações foi Portugal.

Ao longo do século XV, Portugal organizou inúmeras expedições no Oceano Atlântico, tendo como ponto de partida a conquista de Ceuta, em 1415.

Perguntas interessantes