(Uespi) Com relação ao tema Divisão Internacional do Trabalho, são feitas as considerações a seguir. Uma delas, no entanto, NÃO corresponde à realidade. Assinale-a.a)O centro da economia mundial representa o local do poder de comando, sendo predominantes as atividades de controle do excedente das cadeias produtivas, assim como de produção e difusão de novas tecnologias.b)Um pequeno bloco de economias de mercado, apesar de ser dependente de tecnologia, conseguiu alcançar uma posição socioeconômica intermediária, mas ainda permanece dominado pela estrutura de poder de comando decorrente do centro capitalista mundial.c)A combinação entre o poder militar e as formas superiores de produção na Inglaterra possibilitou a este país uma posição de hegemonia na economia mundial ao longo do século XIX.d)A Divisão Internacional do Trabalho não tende a expressar diferentes fases da evolução histórica do sistema capitalista e, sim, as diferentes etapas da especialização dos trabalhadores, sobretudo nas indústrias.e)As dificuldades de acesso à segunda Revolução Industrial e Tecnológica tornaram bem mais complexas as possibilidades de transição de nações periféricas para as nações do centro capitalista.2.
Soluções para a tarefa
Explicação:
A divisão Internacional do trabalho, está sim ligada a evolução do capitalismo. Podemos ver que o trabalho e a produção capitalista, possuem uma nítida relação de cooperação. Essa divisão do trabalho, reflete também relações políticas e econômicas internacionais, pelo capitalismo ser um sistema global. Desta forma, todas as fases vivenciadas, desde a fase mercantil até informacional, impuseram relações de trabalho e refletiram da DIT. Logo a alternativa D está incorreta, pois a DIT é um padrão que foi introduzido no Brasil, e mundo por influência do capitalismo.
Resposta:
D-A Divisão Internacional do Trabalho não tende a expressar diferentes fases da evolução histórica do sistema capitalista, e sim as diferentes etapas da especialização dos trabalhadores, sobretudo nas indústrias.
Explicação: