(Uespi 2012) Vidal de La Blache foi um dos nomes mais destacados da Corrente Possibilista da Geografia. O que preconiza, em linhas gerais, essa corrente teórica?
a) Existem muitas possibilidades de a Natureza impor sérios obstáculos ao desenvolvimento do espaço geográfico.
b) Nas relações entre o homem e o meio natural, aquele não é um mero elemento passivo; é sobretudo um agente, e sua ação é tanto mais antiga quando mais avançado seu grau de cultura e mais desenvolvida a técnica de que é portador.
c) As sociedades humanas são um produto da superfície terrestre, dos elementos do meio natural; o desenvolvimento dessas sociedades é uma função inversa das adversidades naturais.
d) As possibilidades dos conflitos sociais nos espaços geográficos tropicais são maiores na faixa de baixas latitudes, onde o meio natural é mais adverso.
e) Os seres humanos produzem espaços geográficos, mas essa produção é determinada fundamentalmente pelos elementos que compõem o quadro natural.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b)
Nas relações entre o homem e o meio natural, aquele não é um mero elemento passivo; é sobretudo um agente, e sua ação é tanto mais antiga quando mais avançado seu grau de cultura e mais desenvolvida a técnica de que é portador.
Na corrente possibilista da Geografia, o que preconiza em linhas gerais é que nas relações entre o homem e o meio natural, aquele é sobretudo agente e sua ação. Portanto, a alternativa B está correta.
O que é a corrente possibilista da Geografia?
A corrente possibilista parte do princípios que o homem como sujeito racional, ele é agente activo do meio natural, ao ponto de adapta-lo as suas necessidades.
Esta corrente tem como principal nome, o historiador e geógrafo francês Paul Vidal de La Blache (1845 - 1928). Mas foi denominada possibilista pelo seu seguidor e historiador Lucien Febvre (1878-1956), na tentativa de contrapor ao determinismo geográfico.
Entenda também a diferença entre possibilismo e determinismo em: https://brainly.com.br/tarefa/4435807