Uerj) O Homo sapiens deve ter surgido há cerca de 200 mil anos. Sua capacidade intelectual, porém, parece ter evoluído pouco durante 130 mil anos. Há 70 mil anos, conforme propõem alguns pesquisadores, uma catástrofe natural teria provocado grandes alterações climáticas, responsáveis pela quase extinção da espécie. Registros fósseis de cerca de 50 mil anos sugerem um crescimento do intelecto dos descendentes dos indivíduos que sobreviveram, manifestado por interesse artístico, grande criatividade e capacidade de comunicação, que são características do homem moderno. Poder-se-ia supor, assim, que o clima adverso teria favorecido o desenvolvimento da capacidade intelectual do Homo sapiens. Indique o mecanismo evolutivo descrito e explique a sua atuação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As alterações climáticas que ocorreram em consequência da catástrofe natural causaram a eliminação de muitos indivíduos humanos. O aumento do intelecto dos descendentes pode ser explicado pelo nascimento de indivíduos mutantes com maior capacidade intelectual, que, depois, se reproduziram, aumentando assim a frequência de pessoas com essa característica.
Explicação:
.
O mecanismo evolutivo retratado no texto é a Seleção Natural. Através do enunciado, pode-se afirmar que o meio selecionou os Homo sapiens mais adaptados (com maior capacidade intelectual) e, por sobreviverem, conseguiram transmitir essa característica aos descendentes.
Em outras palavras, as grandes alterações climáticas favoreceram a perpetuação de indivíduos intelectualmente desenvolvidos (já que os não desenvolvidos tendem a morrer), que puderam se reproduzir e manter essa característica ao longo de gerações.
O que é seleção natural?
Foi uma teoria proposta por Charles Darwin, que defende que o meio ambiente seleciona os organismos mais adaptados. Por serem selecionados, conseguem se reproduzir e transmitir as características vantajosas ao seus descendentes, enquanto os não adaptados morrem.
Saiba mais sobre a Seleção Natural em: brainly.com.br/tarefa/4645331
#SPJ2