(Uerj) Em 1977, cientistas a bordo do submarino de pesquisa "Alvin" foram os primeiros a identificar, no oceano Pacífico, comunidades abissais vivendo em profundidades superiores a 2,5km, formadas por grande número de seres, alguns, inclusive, de grande porte. Essas comunidades se desenvolvem em torno de fontes termais submersas, constituídas por fendas da crosta terrestre que liberam gases, onde a água do mar penetra e é aquecida.
A formação de matéria orgânica que mantém essas comunidades está associada ao processo de:
a) fotossíntese realizada por algas
b) quimiossíntese de bactérias autotróficas
c) síntese abiótica com uso de energia térmica
d) sedimentação de excretas de seres da superfície
OBS.: Preciso da justificativa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
43
Alternativa B, pois as bactérias no processo de quimiossíntese utilizam compostos inorgânicos como fontes de energia para produzir os compostos orgânicos necessários à sua sobrevivência.
clarinharocha1:
Muito obrigada mesmo, me ajudou muito!
Respondido por
46
A alternativa B) é a correta.
A quimiossíntese de bactérias autotróficas.
No mar profundo existe muito pouca luz, e sem luz o processo de fotossíntese não ocorre, sem fotossíntese, não há ciclos do carbono nem de oxigênio e nem formação de glicose.
Os peixes abissais produzem luz própria através da bioluminescência, através dos fotóforos, que são órgãos luminosos, além de serem carnívoros e possuírem uma pressão interna muito maior do que as dos animais de águas mais rasas.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes