Uerj 2013) Chile, Colômbia, Peru e México assinam a Aliança do Pacífico Os presidentes do Chile, Colômbia, México e Peru subscreveram uma aliança para acelerar a integração entre os países de maior abertura comercial da América Latina. O bloco, que pretende avançar para uma livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas, espera que a Costa Rica se una a eles em curto prazo. Os membros da Aliança do Pacífico, com exceção da Colômbia, fazem parte do Foro de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, que reúne 21 países, entre eles a gigante China. Adaptado de , 18/06/2012. Apresente dois argumentos favoráveis à decisão dos países integrantes da Aliança do Pacífico de formarem um bloco regional de comércio. Em seguida, justifique a situação vantajosa resultante da posição geográfica do litoral desses países para a melhoria do seu desempenho no comércio internacional.
Soluções para a tarefa
São argumentos favoráveis para a integração dos países a Aliança do Pacífico a ampliação das trocas comerciais entre os membros do bloco e o aumento da circulação de capitais entre os países que fazem parte da aliança.
Os países que fazem parte da Aliança do Pacífico possuem posição vantajosa com o litoral localizado no Oceano Pacífico, região onde há intensa circulação de mercadorias para regiões importantes na Ásia como a China, Tigres Asiáticos e Japão.
A Aliança do Pacífico
A Aliança do Pacífico é uma área de integração regional, da qual fazem parte Chile, Colômbia, Peru e México.
A aliança pretende avançar em seu nível de integração regional para que possa se tornar uma área de livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e de de capitais.
Aprenda mais sobre a Aliança do Pacífico em: https://brainly.com.br/tarefa/12560919
#SPJ1
Resposta:
Entre os argumentos favoráveis à formação de um bloco regional de comércio, podem ser citados:
- intensificação dos fluxos de capital.
- aumento da oferta de empregos.
- tendência à redução dos preços de determinados produtos devido à queda nas barreiras aduaneiras.
- ampliação do mercado consumidor.
- ampliação de serviços de melhor qualidade.
- crescimento do setor terciário.
- aumento dos fluxos de turistas entre os países.
- Intensificação das relações com fortes economias da Ásia, como China e Japão, da América do Norte e da Europa Ocidental.
Uma das vantagens apresentadas pela posição geográfica dos países-membros da Aliança do Pacífico, acordo assinado entre Chile, Colômbia, México e Peru, é que parte desses países possui litoral no oceano Pacífico, o que pode contribuir para intensificar as relações com fortes economias da Ásia como China e Japão, e também com os Estados Unidos e o Canadá, na América do Norte. No caso da Colômbia e do México, que também tem acesso ao Oceano Atlântico, há a possibilidade de manter relações comerciais com os mercados europeu e africano.