História, perguntado por Nafisio, 1 ano atrás

(UERJ, 2004 – adaptado) “O caminho para a revolução pela longa guerra de guerrilha foi descoberto um tanto tardiamente pelos revolucionários sociais do século XX [...]. A própria palavra ‘guerrilha’ não fazia parte do vocabulário marxista até depois da Revolução Cubana de 1959.” (HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995).

A guerrilha foi fundamental para a vitória, em Cuba, no ano de 1959, liderada por Fidel Castro e Che Guevara.

O grupo revolucionário cubano fez a opção por essa estratégia, por acreditar que:
Escolha uma:
a. A ocupação militar norte-americana anulava outras formas de luta contra a elite política.
b. A ditadura instalada no país eliminava a possibilidade de uma oposição ao regime por via legal.
c. A adesão ao comunismo impunha a luta direta contra o poder estabelecido.
d. O nacionalismo pequeno-burguês impedia a presença das camadas populares nos partidos de oposição à ditadura.
e. Estavam fadados à vitória ao lutar por uma causa tão nobre e sobre a qual todo o povo cubano ofereceria apoio incondicional.

resposta:B

Soluções para a tarefa

Respondido por paulohsantos101
281
resposta correta Letra B: A ditadura instalada no país eliminava a possibilidade de uma oposição ao regime por via legal.

roodrigoc: c. A ditadura instalada no país eliminava a possibilidade de uma oposição ao regime por via legal. Correto
galv: certo,obg
gorettyasousa: certo
mariaelietejf: obrigado
katiapetunia: confirmado correto ....A ditadura instalada no país eliminava a possibilidade de uma oposição ao regime por via legal. ....obrigado
jucycorrea15: correto
Respondido por lhjpmf
1

De acordo com a história da Revolução Cubana de 1959, a resposta correta é a alternativa B, já que os revolucionários optaram pela guerrilha por conta da impossibilidade de lutar contra a ditadura de Fulgencio Batista por outras vias.

A Revolução Cubana e a guerrilha

Entre 1952 e 1959, com apoio norte-americano, o militar cubano Fulgencio Batista foi o ditador de Cuba. A oposição a ele era ampla e diversa, variando de nacionalistas liberais até comunistas.

Dentre os oposicionistas, quem mais se destacava era o advogado Fidel Castro, que tentou derrubar Batista mas foi preso em 1953. Depois de um ano encarcerado, Fidel viajou para o México e organizou um grupo revolucionário junto com seu irmão, Raúl Castro, e Ernesto "Che" Guevara, um comunista argentino.

O grupo, chamado de Movimento 26 de Julho, retornou a Cuba clandestinamente e sofreu severa repressão da ditadura de Batista. Por conta disso, os revolucionários optaram por táticas de guerrilha, que incluíam:

  • Emboscadas
  • Sabotagem
  • Saques

Escondidos na Sierra Maestra, um conjunto de montanhas cubano, os revolucionários foram bem-sucedidos em sabotar as tropas inimigas e angariar apoio da população cubana. Com isso, chegaram ao poder no  começo de 1959.

Entenda mais sobre Revolução Cubana aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1396567

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes