UERJ 2003
CUBA JA RECEBE OS EUROS DOS TURISTAS
O euro começou a circular em Varadero, o balneário turístico mais importante de Cuba, onde a empresa Transtur anunciou que os serviços de táxi e aluguel de automóveis já podem ser pagos com a moeda.
('Gazeta Mercantil', 12/05/2002)
TENSÃO ENTRE FIDEL E WASHINGTON
A viagem de Jimmy Carter acontece num dos momentos mais tensos das relações entre EUA e Cuba nos últimos anos. No dia 6 de maio, durante um pronunciamento em Washington, o subsecretário de Estado para Controle de Armas e Segurança Nacional americano, John Bolton, incluiu Cuba na lista de países que apoiam o terrorismo.
('Jornal do Brasil', 12/05/2002)
As duas notícias revelam atitudes distintas com relação a Cuba. Do lado da União Europeia, há a valorização do turismo e do comércio; do lado dos EUA, desconfiança e tentativa de controle.
A dificuldade dos governos norte-americanos em lidar com o regime cubano decorre do fato de que este tem sido visto como:
a) Um polo de fundamentalismo religioso na América Central
b)uma exceção política no espaço de dominação norte-americana
c)um posto avançado das tecnologias alternativas na região do Caribe
d)um aliado ideológico da União Europeia no contexto latino-americano
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
desculpa não consegui
eduardocarlosreis96:
oi linda
Respondido por
2
b) uma exceção política no espaço de dominação norte-americana.
Cuba vive uma república socialista, o que é bem diferente do capitalismo tal qual como conhecemos, os EUA por muito tempo tentaram evitar que houvesse na América qualquer país que não tivesse a mesma visão capitalista que eles possuem, mas Cuba é e isso gera um certo abalo nas relações entre eles.
Já países de fora tendem a ver isso com outros olhos, com interesses em turismo e até em ciência. Cuba é uma exceção para os EUA, e uma dificuldade que eles não conseguem controlar, isso já ocorre a várias décadas.
Perguntas interessantes