(UERJ/2002) “O fascismo, como o nacionalismo, perseguia a conexão do passado com o presente, oferecendo aos indivíduos a oportunidade de se empenharem num projeto comum para o futuro de sua nação, uma entidade a que eles pertenciam e que os transcendia. Integrando o proletariado à comunidade nacional, o fascismo consegue apagar a identificação, efetuada pela democracia, da nação com a burguesia. (...) A nação, como entidade complexa, baseada na ligação com um território determinado, passado histórico, valores e culturas comuns, mostrava uma vez mais a força da consciência comum de seus habitantes e sua vontade de decidir o destino político comum. A nação revela-se o foco primordial da lealdade.”(GUIBERNAU, Montserrat. Nacionalismos: o estado nacional e o nacionalismo no século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1997.) Tomando como ponto de referência o texto, uma das características do nacionalismo de tipo fascista pode ser identificada na seguinte alternativa:
a)proposição de uma ideia de nação acima dos interesses de classe.
b)propaganda de símbolos da nação identificados com os valores de classe.
c)organização do proletariado em uma comunidade única vinculada à nação.
d)constituição de uma consciência antinacional oposta à ideia de uma cultura comum.
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
Resposta:
A
Explicação:
Proposição de uma ideia de nação acima dos interesses de classe.
Respondido por
12
Resposta:
1- d) Caracterizado por um sentimento xenofóbico de profunda aversão ao que eles consideravam diferente, utilizava-se da propaganda em massa para divulgar seus dogmas e suas crenças como vontades absolutas e surgiu na Itália.
2-a) Através do uso de intensa propaganda, os regimes fascistas procuravam impor uma ideia única de que a nação representa a vontade coletiva e que o coletivo está acima das vontades e direitos individuais.
Explicação:
bons estudos ❤❤
certinho Clasrrom
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás