(UEPG-PR) A permutação é um processo que permite a recombinação entre os genes, aumentando a variabilidade genética nas populações. O aumento da variabilidade genética pode ocorrer por mudanças estruturais nos cromossomos, chamadas mutações cromossômicas estruturais. A respeito dessas mutações, assinale o que for correto.
01) A deficiência ou deleção ocorre quando um cromossomo perde um segmento em função de quebras. Deficiências muito acentuadas podem ser letais, uma vez que a perda de muitos genes altera profundamente as condições do indivíduo.
02) As mutações cromossômicas estruturais apresentam alteração no número de cromossomos, além da alteração estrutural.
04) A translocação ocorre quando dois cromossomos homólogos quebram-se simultaneamente e trocam seus segmentos. Na meiose os dois pares de cromossomos homólogos emparelham-se lado a lado em função da translocação.
08) A inversão ocorre quando um cromossomo sofre quebra em dois pontos e o segmento entre as quebras apresenta um giro de 180 graus, soldando-se invertido no cromossomo. A sequência de genes apresenta-se, assim, invertida em relação à anterior.
16) A duplicação corresponde à ocorrência de um ou mais segmentos em dose dupla, em um mesmo cromossomo e nem sempre reduz a viabilidade do organismo. Naqueles que toleram duplicações, um dos trechos em duplicata pode sofrer mutação sem que isso interfira na adaptabilidade do organismo, pois o outro trecho não alterado pode continuar a atuar normalmente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Não são verdadeiras as alternativas 02, porque essas alterações não modificam a quantidade de cromossomos de uma célula, determinando o aparecimento de cromossomos anormais, e 04, porque a translocação trata da troca de pedaços entre cromossomos não-homólogos, diferente do que ocorre no "crossing-over".
A resposta é: V - F - F - V - V.
A resposta é: V - F - F - V - V.
Respondido por
0
01+08+16=25...................
Perguntas interessantes