UEPG PR/2017) A sociedade colonial brasileira tem sido, em algumas décadas, objeto de estudo de historiadores, sociólogos e antropólogos renomados. Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda e Caio Prado Junior figuram entre os intelectuais que se preocuparam com o estudo desse tema. A respeito da sociedade colonial brasileira, assinale o que for correto. *
01. Apesar de presente desde o princípio da colonização portuguesa, a Igreja Católica pouco interferiu na formação da sociedade colonial brasileira. A participação da Igreja nos séculos coloniais ficou restrita às celebrações religiosas e ao âmbito do conforto espiritual dos fiéis.
02. Na casa-grande, sede das grandes fazendas e engenhos, viviam as famílias dos senhores das terras. A estrutura familiar era patriarcal e, geralmente, numerosa. Em torno do senhor costumavam gravitar seus filhos (legítimos e ilegítimos), parentes próximos e agregados.
04. Enquanto no nordeste açucareiro pred
Soluções para a tarefa
Resposta: acredito que 1 e 8
Explicação:
Fiz assim na prova
Sobre a sociedade colonial brasileira:
01. Apesar de presente desde o princípio da colonização portuguesa, a Igreja Católica pouco interferiu na formação da sociedade colonial brasileira. A participação da Igreja nos séculos coloniais ficou restrita às celebrações religiosas e ao âmbito do conforto espiritual dos fiéis. (Falso)
02. Na casa-grande, sede das grandes fazendas e engenhos, viviam as famílias dos senhores das terras. A estrutura familiar era patriarcal e, geralmente, numerosa. Em torno do senhor costumavam gravitar seus filhos (legítimos e ilegítimos), parentes próximos e agregados. (Verdadeiro)
04. Enquanto no nordeste açucareiro predominou uma sociedade rural e com pouca mobilidade social, na região da mineração, floresceu uma sociedade caracterizada por um alto grau de urbanização e por uma maior possibilidade de ascensão social. (Verdadeiro)
08. A miscigenação foi um dos traços fundamentais na formação da sociedade colonial brasileira. O perfil mestiço dessa sociedade — personificado, por exemplo, no caboclo (indígena + europeu) e no mu-lato (africano + europeu) — compôs a base social brasileira entre os séculos XVI e XVIII. (Verdadeiro)
Resposta: 14 (02 + 04 + 08).
Sociedade colonial brasileira
A historiografia brasileira, como a contida na obra "Casa-Grande & Senzala", demonstra uma das teorias sobre a formação das famílias brasileiras.
A família colonial brasileira, com o patriarcado sendo uma estrutura social em que os homens são os chefes de família, exercia o domínio familiar e econômico. Os negros escravizados dos latifúndios eram propriedade do fazendeiro e patriarca da família.
Em 1759, o governo colonial expande uma política para casamentos mistos, principalmente pela integração indígena no país. Os escravos, além da principal força de trabalho, também contribuem para a etnia brasileira, principalmente pelas escravas e seus filhos mestiços.
Para mais informações sobre a formação da sociedade colonial brasileira, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/50506565
#SPJ2