Filosofia, perguntado por suithi1, 8 meses atrás

UEPG PR/2008) Sobre o fenômeno da indústria cultural, assinale o que for correto. ( TEM MAIS DE 1 OPÇÃO )
A. A economia de mercado e a sociedade de consumo foram condições fundamentais para o surgimento da indústria cultural.
B. A expressão foi cunhada pelos teóricos da escola de Frankfurt, em referência à produção de cultura de massa.
C. A indústria cultural inclui manifestações artísticas como a pintura e a escultura.
D. A cultura, matéria-prima da indústria cultural, é vista tanto como instrumento da livre- expressão e do conhecimento quanto como produto permutável por dinheiro e consumível como qualquer outro.

Soluções para a tarefa

Respondido por Baunilha1000
79

Resposta: A e B estão corretas!

Respondido por AnthonioJorge
15

A indústria cultural surge graças às condições que a economia de mercado e a sociedade de consumo proporcionaram. Tal expressão foi cunhada, inclusive, pelos teóricos da escola de Frankfurt. Logo, as alternativas A e B estão corretas.

A Escola de Frankfurt teve sua origem no instituto de Pesquisa Social, no inicido da década de 20, como u legado de Félix Klein, homem abastado e progressista. Seu diretor mais famoso assumiu em 1931: Max Horkheimer. Com ele, foi elaborado o programa que passou para a história das ideias com o nome de “teoria crítica da sociedade”.

A Escola de Frankfurt pretendeu construir uma teoria crítica que fosse capaz de fazer emergir a contradição fundamental da sociedade capitalista. Em poucas palavras, o teórico crítico é "o teórico cuja única preocupação consiste no desenvolvimento que conduza à sociedade sem exploração”, nas palavras de Max Horkheimer.

A teoria crítica da sociedade  pretende ser uma compreensão totalizante (interesse da organização racional da atividade humana) e dialética da sociedade humana em seu conjunto e, para sermos mais exatos, dos mecanismos da sociedade industrial avançada, a fim de promover sua transformação racional que leve em conta o homem, sua liberdade, sua criatividade, seu desenvolvimento harmonioso em colaboração aberta e fecunda com os outros, ao invés de um sistema opressor e sua perpetuação.

Para Adorno, outro nome proeminente da Escola, a mercadoria de massa é uma mercadoria cuja função é neutralizar o espirito crítico e induzir à ilusória aceitação de um mundo ilusório. É um produto ideológico, no sentido marxista: um véu sobre as realidades sociais, a fim de apresentar uma ilusão reconfortante em seu lugar.  

Mesmo Adorno não acreditanto em Deus,  seu ataque à cultura de massa pode ser visto no espírito do Velho Testamento, como repúdio à idolatria e reafirmação da antiquíssima distinção entre deuses verdadeiros e falsos.

Para saber mais sobre filosofias derivadas do marxismo: https://brainly.com.br/tarefa/29900183

Anexos:
Perguntas interessantes