(UEPG) A camada de ozônio vem sendo destruída por certos tipos de gases liberados na atmosfera. Embora estratégias globais tenham sido discutidas e aplicadas, a redução da camada de ozônio permanece. Em relação à camada de ozônio, sua destruição e efeitos ao ser humano e ecossistemas, assinale o que for correto.
01. Os clorofluorcarbonos (CFCs) são muito estáveis e sobem lentamente até a estratosfera, onde reagem e começam a destruir o ozônio.
02. O aumento da passagem de radiação ultravioleta provocado pela progressiva destruição da camada de ozônio não tem influência sobre ecossistemas aquáticos.
04. Sob ação dos raios ultravioleta, os clorofluorcarbonos (CFCs) liberam átomos de cloro, que reagem com o ozônio e o transformam em oxigênio. No fim da reação, os átomos de cloro são regenerados e destroem outras moléculas de ozônio.
08. Para formar o ozônio, parte do oxigênio da atmosfera combina-se com o átomo de carbono. Na estratosfera, ocorre a reação de oxigênio e carbono formando o gás da camada de ozônio.
16. No ser humano, a maior exposição à radiação ultravioleta devido à destruição da camada de ozônio pode aumentar a incidência de câncer de pele (aumenta a taxa de mutações), de catarata (causa lesões no cristalino) e de prejuízos ao sistema imunológico.
Soma das alternativas corretas:
07. (UERJ) O rompimento da barragem de contenção de uma mineradora em Mariana (MG) acarretou o derramamento de lama contendo resíduos poluentes no rio Doce. Esses resíduos foram gerados na obtenção de um minério composto pelo metal de menor raio atômico do grupo 8 da tabela de classificação periódica. A lama levou 16 dias para atingir o mar, situado a 600 km do local do acidente, deixando um rastro de destruição nesse percurso. Caso alcance o arquipélago de Abrolhos, os recifes de coral dessa região ficarão ameaçados. A água do mar em Abrolhos se tornaria turva, se a lama atingisse o arquipélago. A turbidez da água interfere diretamente no seguinte processo biológico realizado nos recifes de coral:
a) fotossíntese. b) eutrofização.
c) bioacumulação. d) tamponamento.
Soluções para a tarefa
Em relação a primeira questão sobre a camada de ozônio e sua relação com os gases liberados na atmosfera. As afirmativas 1,4,16 discorrem corretamente sobre a exposição humana à radiação e a incidência de câncer e sobre os CFCs e seus impactos na camada de ôzonio. Portanto, a soma das alternativas corretas é 24.
Já sobre a segunda questão, conclui-se que uma maior turbidez na água causada presença de poluentes, dificulta ou impede que luz penetre e consequentemente reduzindo a taxa de fotossíntese das algas simbiontes com o coral. Devido a isso, a alternativa certa é a A).
O que é impacto ambiental?
Ambas as questões descrevem situações em que a ação humana resulta em um impacto ambiental negativo.
Entende-se por Impacto Ambiental as mudanças no meio ambiente geradas pelas ações humanas que podem ser negativas ou positivas. Também podem ser permanentes ou temporárias. Os Impactos ambientais são mudanças no meio ambiente resultantes do desenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico.
Aprenda mais sobre Impacto Ambiental aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2649993
#SPJ1