História, perguntado por nadsonekaren007, 3 meses atrás

(UEPB) Na metade do século XIX, os Estados Unidos enfrentaram uma guerra civil. Tendo se tomado, no final do século XVIII, uma nação com um sistema democrático e federativo (baseado na separação dos poderes), e mesmo com o desenvolvimento econômico que experimentavam, os EUA sucumbiram à Guerra da Secessão, que matou cerca de 700 mil norte-americanos. Assinale a única alternativa INCORRETA.

A) O motivo central da Secessão e' o descompasso económico e social entre as regiões Norte e Sul dos EUA. Enquanto o Norte se industrializava e era vetor de progresso da América do Norte, o Sul permanecia agrário, escravocrata, patriarcal e avesso ao liberalismo e ao capitalismo.

B) Com o fim do conflito, o Sul, derrotado pelo Norte, foi ocupado militarmente até 1877. Arruinados pela escravidão e devastados pela guerra, os sulistas se recusavam a aceitar a derrota e alimentavam o mito da causa perdida se dedicando ao banditismo e a sociedades secretas como a .

C) A Secessão, ou cisão, agravou-se na medida em que, enquanto os estados do Norte queriam adotar tarifas protecionistas para seus produtos industrializados, os estados do Sul defendiam uma politica de livre comércio para que pudessem exportar algodão para onde bem quisessem.

D) Na metade do século XIX, o processo da independência dos EUA. iniciado em 1776, só havia sido concluído nos estados do Norte. Os estados do Sul, avessos à Declaração da Independência das treze colônias, se lançaram a guerra civil para voltarem a ser colônias da Inglaterra.

E) A Guerra se tornou inevitável quando Abraham Lincoln tomou posse na presidência dos EUA e declarou estado de insurreição, ja que sete estados sulistas haviam proclamado a dissolução da União. O fato se consumou quando tropas confederadas atacaram o Forte Sumter, na Carolina do Sul, um reduto político dos federalistas.​


nadsonekaren007: D)

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
5

É incorreto aquilo afirmado em D, de modo que é correta a alternativa D. Mesmo que tenha havido nas colônias agrícolas do Sul uma maior resistência às simpatias pela Independência no início, nenhuma delas defendia a recolonização no Século XIX.

A Guerra Civil Americana foi motivada sobretudo pelas divergências ideológicas e políticas das colônias do Norte, onde predominava o trabalho livre e industrial, e as colônias do Sul, onde predomina o trabalho escravizado e a agricultura de exportação. A abolição da escravidão, apoiada pelo Norte, foi vista como um ataque pelo Sul, que se separou do país e começou a Guerra Civil.

Perguntas interessantes