História, perguntado por valdomirosoares2506, 8 meses atrás

(UEPB) Entre as décadas de 60 e 70 do século XIX, o mundo experimentou a chamada "Segunda Revolução Industrial". Foi o momento em que a economia capitalista foi impulsionada com um ritmo ainda mais acelerado em termos de produção e com avanços significativos no processo de industrialização. Sobre este momento histórico, que Eric Hobsbawm chama de a Era dos Impérios, assinale a única alternativa INCORRETA.

Soluções para a tarefa

Respondido por lbarbiemagia
34

Resposta:

Alternativa E

Explicação:

De acordo com o Historiador Eric Hobsbawn, não houve uma aplicação do liberalismo inglês e o surgimento de pequenos negócios, muito pelo contrário. As grande potências mobilizavam pra´ticas protecionistas para proteger os seus mercados no século XIX e procuravam também conquistar diversas áreas do globo, garantindo matéria-prima e um mercado consumidor amplo. Nesse período houve uma grande concentração de renda, na qual grandes empresas e foram criadas e começaram a se expandir pelo globo.

Respondido por lucasnmattos
1

Quanto à Segunda Revolução Industrial e a chamada "Era dos Impérios", está incorreta a alternativa e) Importante consequência da 2ª Revolução Industrial foi o desaparecimento das chamadas oligarquias financeiras. Com economias capitalistas altamente desenvolvidas, baseadas no liberalismo inglês, não havia mais lugar no mundo para pequenos grupos controlando grandes quantidades de bens materiais.

A concentração de capital durante a segunda revolução industrial

O capitalismo é um sistema econômico que estruturalmente mantém a concentração de capital nas mãos de poucas pessoas ou grupos, ainda que ocorram flutuações ao longo do tempo.

A Segunda Revolução Industrial, para além de manter as oligarquias tradicionais, instituiu novas. Países como Inglaterra, Estados Unidos da América, Alemanha e França passaram a concentrar aproximadamente 80% do capital financeiro do planeta, caracterizando-se como os grandes Impérios da época.

Acreditamos que as alternativas sejam as seguintes:

a) o desenvolvimento de meios de transporte como o trem e o navio a vapor permitiu um aumento na circulação de mercadorias. Num processo cíclico, aumentava-se a produção na medida em que se desenvolviam as tecnologias fabris e isso levava ao incremento do modo como os produtos manufaturados circulariam pelo mundo inteiro.

b) O imperialismo trouxe uma brutal concentração da produção e do capital. Mesmo com todo o apogeu, havia crises periódicas a partir da segunda metade do século XIX e isso levou as pequenas e médias empresas a desaparecerem ou serem absorvidas pelas grandes empresas.

c) A 2.ª Revolução Industrial propiciou outra revolução. O desenvolvimento do telégrafo e da imprensa escrita, além da invenção do telefone, se deu, dentre outras coisas, por uma demanda imposta pelo acelerado processo de desenvolvimento industrial e tecnológico.

d) A 2.ª Revolução Industrial fez com que o setor manufatureiro de matérias-primas dependesse cada vez mais das inversões e empréstimos bancários. A crescente complexidade do processo produtivo exigia que se investissem vultosas somas, fazendo com que cada vez mais se recorresse aos bancos para dinamizar o setor industrial.

e) Importante consequência da 2ª Revolução Industrial foi o desaparecimento das chamadas oligarquias financeiras. Com economias capitalistas altamente desenvolvidas, baseadas no liberalismo inglês, não havia mais lugar no mundo para pequenos grupos controlando grandes quantidades de bens materiais.

Para saber mais sobre a Segunda Revolução Industrial, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/33904711

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes