História, perguntado por wesleychiampi3161, 1 ano atrás

(UEPB 2013) O Brasil sediou, em junho de 2012, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas Rio+20. O evento ofereceu oportunidade para vários países discutirem o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, cultural, ambiental, econômica, política e ética. O reordenamento discursivo e geopolítico global discutiu a consolidação dos mercados financeiros a partir da natureza e a legitimação do uso de novas tecnologias de alto risco como: nanotecnologia, biotecnologia, biologia sintética, a geoengenharia e o maior controle empresarial dos recursos naturais. Sobre a Conferência das Nações Unidas Rio+20 é correto afirmar que: I. O evento girou em torno da proposta de adoção da economia verde, ou seja, de um novo sistema produtivo, com base na baixa emissão de poluentes, na eficiência no uso dos recursos naturais, objetivando o desenvolvimento econômico sustentável e a erradicação da pobreza. II. A conferência ocorreu em um momento geopolítico crítico. Nunca se falou tanto nos limites físicos do planeta e na sobrevivência das populações, no entanto ficou evidente no documento final a falta de vontade política para se estudar o futuro da humanidade, por parte de alguns países que mais poluem o mundo. III. Especialistas apontam que a natureza já alcançou um ponto crítico, e, se não forem modificados os padrões de produção e de consumo, não haverá tempo para chegarmos a ter um Rio+40. IV. O desenvolvimento técnico-científico usado dissociado da consciência ecológica faz com que os recursos naturais sejam saqueados numa escala sem precedente. Está(ão) correta(s): Escolha uma: a. Apenas a proposição II b. Todas as proposições c. Apenas a proposição III d. Apenas a proposição IV e. Apenas a proposição I

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
7

I. O evento girou em torno da proposta de adoção da economia verde, ou seja, de um novo sistema produtivo, com base na baixa emissão de poluentes, na eficiência no uso dos recursos naturais, objetivando o desenvolvimento econômico sustentável e a erradicação da pobreza.

Correto. A Economia Verde era o centro das discussões no encontro do Rio + 20, procurando estabelecer uma maneira de utilizá-la em conjunto com o desenvolvimento sustentável.


II. A conferência ocorreu em um momento geopolítico crítico. Nunca se falou tanto nos limites físicos do planeta e na sobrevivência das populações, no entanto ficou evidente no documento final a falta de vontade política para se estudar o futuro da humanidade, por parte de alguns países que mais poluem o mundo.

Correto. Embora países diversos tenham assinado o tratado, muitos dos maiores poluentes procuram reduzir seus custos ao aderir a tais acordos.


III. Especialistas apontam que a natureza já alcançou um ponto crítico, e, se não forem modificados os padrões de produção e de consumo, não haverá tempo para chegarmos a ter um Rio+40.

Correto. É possível, dizem especialistas, que os maiores problemas do meio ambiente sejam irreversíveis quando de um novo encontro entre países em prol do desenvolvimento sustentável.


IV. O desenvolvimento técnico-científico usado dissociado da consciência ecológica faz com que os recursos naturais sejam saqueados numa escala sem precedente

Correto. O desenvolvimento despreocupado com o meio ambiente gera problemas ambientas de larga escala que poderão, num futuro próximo, reduzir todas as chances de um futuro mais sustentável.

Perguntas interessantes