História, perguntado por LaurissT, 8 meses atrás

(UEPB/2006) Sobre a emancipação política do Brasil em 1822 não é possível afirmar que:

a) O êxito da revolução liberal do Porto, em 1820, agradou aos brasileiros e a uma minoria de portugueses aqui residentes e deu-lhes a certeza de que o momento para se conquistar a autonomia política e econômica do Brasil havia chegado.

b) O Estado surgido após a emancipação era uma monarquia constitucional de índole autoritária, que em muito imitava a própria ex-metrópole portuguesa, pois a chamada independência não foi fruto de um projeto nacional de um povo consciente.

c) O Estado brasileiro pós-independência de 1822 nasceu para preservar as prerrogativas de um segmento social elitista, que viu na permanência da monarquia uma forma de se ver livre daqueles grupos mais exaltados interessados em erigir um Estado verdadeiramente livre.

d) Para a conclusão do processo emancipatório, foi decisivo o apoio dos comerciantes lusitanos que aceitavam abrir mão de alguns privilégios, concedidos pela estrutura colonial, por serem fiéis ao liberalismo inglês que pregava a livre concorrência nas relações comerciais.

e) Foi somente em 1825 que Portugal aceitou reconhecer oficialmente a Independência de sua ex-colônia, e só o fez mediante uma indenização de 2 milhões de libras, paga pelo Brasil através de um empréstimo feito à Inglaterra.

Soluções para a tarefa

Respondido por brunoduarte1055
0

Resposta:

letra a

Explicação:

partiu bateu chutou eeeeeeee goooooooooooooooooooool

Perguntas interessantes
Matemática, 6 meses atrás