Português, perguntado por diegolopeslp1576, 10 meses atrás

(UEPA) O poema de Bocage organiza uma situação comunicativa interna em que se verificam os seguintes elementos fundamentais de comunicação: emissor, receor (referido no próprio texto) e mensagem no poema ensinamentos são:


A) Eu lírico, liberdade crítica de despotismo.


B) Poema, liberdade crítica o despotismo.


C) Eu lírico, povo português e crítica ao despotismo.


D) eu lírico, liberdade e língua portuguesa


E) Eu lírico, leitor e critica despotismo

Soluções para a tarefa

Respondido por baiduhacker15
19
resposta A, pois entende-se pelo poema logo na primeira estrofe uma crítica a liberdade e é uma crítica ao despotismo pois o eu lírico depende de uma força maior que no caso é a própria liberdade.
Respondido por Joselittle
18

A alternativa correta é a letra A.

O emissor é aquele que emite a mensagem (o eu lírico), o poema não é um emissor, mas sim um meio pelo qual o eu lírico pode expressar sua mensagem.

O receptor é aquele que deve receber a mensagem, ou seja, é para ele que a mensagem é destinada. Nesse caso, como trata-se de um poema, o receptor escolhido pelo poeta foi algo subjetivo, pois ele emite a mensagem para a liberdade, pedindo que ela venha em socorro.

A mensagem, por sua vez, é o próprio texto transmitido, nesse caso, um poema, que possui forte crítica as formas de governo baseadas no poder, visto que faz apelo à liberdade.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas interessantes