(UENP – adaptada) Leia o texto.
A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem e se consolidam a partir de estruturas, agentes e processos que lhes dão forma histórica concreta. Os países e as regiões da América Latina moldaram, desde os tempos coloniais até nossos dias, expressões desses fenômenos sociais que, embora apresentem as peculiaridades próprias de cada contexto histórico e geográfico, compartilham um traço em comum: altíssimos níveis de pobreza e desigualdade que condicionam a vida política, econômica, social e cultural. O conceito de construção é praticamente similar ao de produção, sendo utilizado aqui para enfatizar que a pobreza é o resultado da ação concreta de agentes e processos que atuam em contextos estruturais históricos de longo prazo.
De acordo com o texto e com o que foi estudado a respeito do assunto, é correto afirmar que
Soluções para a tarefa
A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem na história e por isso são absolutamente reversíveis.
O texto fala das desigualdades sociais e de como a pobreza e a luta de classes está relacionada a este fato.
As desigualdades sociais estão diretamente ligadas a questão ideológica assim como fatores econômicos e políticos, e, ela desencadeia uma série de problemas que precisam da intervenção do Estado para auxiliar no combate desses fatores negativos, como podemos destacar, o aumento da criminalidade, os baixos índices de desempenho escolar, condições de saúde carentes entre outros.
Por isso, pensar nas desigualdades sociais é observar como o capitalismo influencia e contribuiu para a segregação social, ao preconceito e até mesmo os índices de desenvolvimento humano em comunidades, morros e favelas.