Sociologia, perguntado por Benjamin011, 1 ano atrás

UENP 2011) Na madrugada de 1º de novembro de 2009, morre na França o etnólogo e antropólogo Claude Lévi-Strauss aos 101 anos de idade. Sua morte teve grande repercussão no Brasil, sobretudo porque foi um dos primeiros professores de sociologia da Universidade de São Paulo, logo na sua fundação, tendo feito várias expedições ao Brasil Central. Seu pensamento influenciou gerações de filósofos, antropólogos e sociólogos. É correto afirmar:

Soluções para a tarefa

Respondido por pepe81
100

Resposta: A alternativa correta é a letra "A"

Explicação: A corrente estruturalista, da qual Lévi-Strauss é o principal teórico, surgiu na década de 40 com uma proposta diferente do funcionalismo, predominante até então. O funcionalismo se preocupava com o funcionamento de cada sociedade e em saber como as coisas existiam na sua função social. O estruturalismo queria saber do trabalho intelectual. Olhar para os povos indígenas e buscar uma racionalidade e uma reflexão propriamente nativa.


danyell2004ssp84lo9: Está errado meu caro
may1322: Qual é a certa então?
niickk7070: Qual é a certa ?
pedrooturra: O manin a resposta esta correta.
joaovitor741: está errada ou correta man ?
suyanneg1989: "O antropólogo é o astrônomo das ciências sociais: ele está encarregado de descobrir um sentido para as configurações muito diferentes, por sua ordem de grandeza e seu afastamento, das que estão imediatamente próximas do observador." Antropologia Estrutural, 1967.
suyanneg1989: Alternativa 5:
Estruturalismo
suyanneg1989: Antropologia estrutural, é um termo criado por Claude Lévi-Strauss (1908-2009),
Respondido por Matheusieti
10

Sim. A alternativa A está correta.

Lévi-Strauss tem uma grande contribuição no entendimento da pluralidade cultural, observando que as diferenciações são importantes para a manutenção das riquezas sociais e culturais.

Por isso, para o Strauss, as culturas vão e voltam, assim como o tempo que passa mas carrega elementos do passado, por isso, a cultura é um trem e nós indivíduos sociais somos os passageiros.

Cada cultura representa um trem (simbolismo criado pelo autor) e possui um sentido, onde todos se encontram apesar de suas diferenças pois caminham pelo mesmo trilho mas mesmo em direções opostas chegaremos no mesmo lugar, sendo a identidade um fator crucial.

Mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/10280027

Anexos:
Perguntas interessantes