UEMA) Compreendemos a inferência como ato pelo qual de um antecedente qualquer concluímos um consequente necessariamente ligado a ele - de P concluo Q (se P então Q). Partindo desse entendimento, estabelecem-se dois tipos de inferências: a lógica e a não demonstrativa. Do exposto seguem os seguintes argumentos: I. Ao amanhecer ouço lá fora a sinfonia do canto dos pássaros, infiro, então, a existência de muitas aves no entorno. II. Todos os ruminantes têm quatro estômagos. O carneiro é um animal ruminante. O carneiro tem quatro estômagos. III. O período de maior intensidade pluviométrica em São Luis/MA ocorre entre os meses janeiro e julho. Se estivéssemos em 10 de fevereiro, por exemplo, poderíamos inferir que neste dia teríamos a ocorrência de chuvas. IV. Se Claudionor dorme então não trabalha. Claudionor dorme, então Claudionor não trabalha. Considerando os argumentos anteriores, marque a alternativa que contém apenas inferências não demonstrativas. Escolha uma: a. II e III b. III e IV c. I e III d. I, II e III e. I, II e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
As inferências não demonstrativas - também chamadas de induções - são raciocínios em que as conclusões não são logicamente determinadas pela estrutura das próprias sentenças.
Em outras palavras, se a conclusão não for uma certeza lógica absoluta, mas apenas algo "provável" ou que parece verdadeiro, mas sem garantia formal, temos uma indução.
No caso dos exemplos, em I e III temos raciocínios do tipo. O canto dos pássaros pode vir de outro lugar - uma gravação, por exemplo - e a chuva é possível, talvez provável, mas não garantida pela estrutura da proposição.
É correta a alternativa C.
Perguntas interessantes