(UEM – PR) No trecho abaixo o sociólogo norte-americano Charles Wright-Mills propõe uma definição para o fenomeno social denominado massa:
“No extremo oposto, em uma massa, as pessoas expressam muito menos opiniões do que as recebem; pois a comunidade de públicos torna-se uma coletividade abstrata de indivíduos que recebem ideias dos meios de comunicação em massa. As comunicações prevalecentes organizam-se de uma tal forma que é difícil, ou até impossível, ao indivíduo, replicar imediatamente, ou com qualquer efeito. A concretização da opinião em ação é controlada pelas autoridades que organizam canais para esse tipo de ação. A massa não tem autonomia frente as instituições; ao contrário, agentes de instituições autorizadas
se infiltram nessa massa, reduzindo qualquer autonomia que ela possa ter na formação de opinião através da discussão.”
WRIGHT-MILLS, C. Sociedade de massa. In: FERNANDES, H. R. Wright-Mil
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Considere o texto acima e as teorias sociológicas sobre indústria cultural e consumo em massa e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) O controle dos meios de comunicação de massa no Brasil, particularmente das emissoras de rádio e de TV, é obtido por meio de concessões públicas. Contudo, esse processo diz respeito apenas a um mecanismo burocrático, não havendo necessidade de reflexão sociológica sobre as relações entre mídia, sociedade e poder público.
02) Os fenômenos típicos das chamadas sociedades de massa têm nos meios de comunicação um de seus principais protagonistas.
04) Nas sociedades contemporâneas, a opinião generalizada de que um determinado político é honesto ou corrupto ou, ainda, um bom ou mal governante, é fortemente influenciada pelos meios de comunicação de massa.
08) Os intensos conflitos entre opinião pública e meios de comunicação de massa são objeto de discussão de várias correntes da sociologia.
16) As opiniões independentes em relação aos pontos de vista dominantes têm, sobre as massas, a mesma influência que aquelas veiculadas pelos grandes meios de comunicação.
A afirmativa 1 é verdadeira, pois, para o bem ou para o mal, a concessão da licença para a transmissão no Brasil não possui viés ideológico e nem análise sociológica dos efeitos sociais que esta concessão de licença pode apresentar, de modo que, respeitados os limites da lei e cumpridas as exigências burocráticas, qualquer pessoa pode abrir seu órgão de imprensa.
A afirmativa 2 também é verdadeira, pois as sociedades de massa são determinadas por sua relação com a cultura de massa, que é difundida através dos diversos aparelhos de comunicação e difusão de informações que compõem a mídia.
A afirmativa 4 é falsa, pois na sociedade contemporânea a cultura de massa não tem mais o mesmo poder que já teve para formar consenso político, pois há outros meios de comunicação, como a internet, que são mais efetivos neste sentido.
A afirmativa 8 é verdadeira, pois este conflitos são mesmo um assunto importante e constante na sociologia contemporânea, sendo objeto de vários estudos diferentes.
A afirmativa 16 é falsa, pois as opiniões que são ouvidas por muitos obviamente são mais influentes que aquelas que são ouvidas por poucos, de modo que aquilo que é veiculado é mais influente que aquilo que não é.
Considere o texto acima e as teorias sociológicas sobre indústria cultural e consumo em massa e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) O controle dos meios de comunicação de massa no Brasil, particularmente das emissoras de rádio e de TV, é obtido por meio de concessões públicas. Contudo, esse processo diz respeito apenas a um mecanismo burocrático, não havendo necessidade de reflexão sociológica sobre as relações entre mídia, sociedade e poder público.
02) Os fenômenos típicos das chamadas sociedades de massa têm nos meios de comunicação um de seus principais protagonistas.
04) Nas sociedades contemporâneas, a opinião generalizada de que um determinado político é honesto ou corrupto ou, ainda, um bom ou mal governante, é fortemente influenciada pelos meios de comunicação de massa.
08) Os intensos conflitos entre opinião pública e meios de comunicação de massa são objeto de discussão de várias correntes da sociologia.
16) As opiniões independentes em relação aos pontos de vista dominantes têm, sobre as massas, a mesma influência que aquelas veiculadas pelos grandes meios de comunicação.
A afirmativa 1 é verdadeira, pois, para o bem ou para o mal, a concessão da licença para a transmissão no Brasil não possui viés ideológico e nem análise sociológica dos efeitos sociais que esta concessão de licença pode apresentar, de modo que, respeitados os limites da lei e cumpridas as exigências burocráticas, qualquer pessoa pode abrir seu órgão de imprensa.
A afirmativa 2 também é verdadeira, pois as sociedades de massa são determinadas por sua relação com a cultura de massa, que é difundida através dos diversos aparelhos de comunicação e difusão de informações que compõem a mídia.
A afirmativa 4 é falsa, pois na sociedade contemporânea a cultura de massa não tem mais o mesmo poder que já teve para formar consenso político, pois há outros meios de comunicação, como a internet, que são mais efetivos neste sentido.
A afirmativa 8 é verdadeira, pois este conflitos são mesmo um assunto importante e constante na sociologia contemporânea, sendo objeto de vários estudos diferentes.
A afirmativa 16 é falsa, pois as opiniões que são ouvidas por muitos obviamente são mais influentes que aquelas que são ouvidas por poucos, de modo que aquilo que é veiculado é mais influente que aquilo que não é.
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02-04-08
Explicação:
espero ter ajudado
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