História, perguntado por AndersonCastro9471, 5 meses atrás

(uem-pr) na segunda metade do século xviii, o marquês de pombal, enquanto ministro do rei de portugal, dom josé i, arquitetou um plano de reformas para o reino e para suas colônias. A respeito das reformas pombalinas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). (01) um dos principais objetivos das reformas era modernizar econômica e politicamente os domínios portugueses. (02) para tornar realidade as reformas, pombal enfrentou a oposição de parte da nobreza lusitana e foi apoiado por setores ilustrados dessa mesma aristocracia. (04) com relação ao brasil, um dos objetivos das reformas do marquês de pombal era ampliar a ocupação territorial e reestruturar a administração colonial. (08) durante a administração pombalina, foram estabelecidos tratados entre portugal e espanha que tinham como objetivo estabelecer as fronteiras entre os territórios espanhóis e portugueses na américa. (16) ações administrativas adotadas por pombal diminuíram drasticamente o contrabando e promoveram, a partir dos anos de 1760, um grande aumento da quantidade de ouro produzido em minas gerais

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardospagnolo
0

Durante o governo de Marquês de Pombal, período que durou de 1750 a 1777, houve diversas mudanças na política interna e externa do Brasil e Portugal. A respeito dessas reformas que ficaram conhecidas como "reformas pombalinas" podemos afirmar que alternativas corretas são:

  • 01; 02; 04; 08


Análise das Afirmativas sobre as Reformas Pombalinas

(01) Está CORRETA, pois Marquês de Pombal irá tentar diminuir a dependência econômica de Portugal em relação à Inglaterra. Visto isso, suas reformas estarão voltadas para a modernização econômica e política dos domínios portugueses.

 

(02) Está CORRETA, pois como era um déspota esclarecido, ou seja, atendia aos interesses burgueses, Marquês de Pombal irá encontrar oposição principalmente da nobreza e do clero lusitano.

(04) Está CORRETA, pois no Brasil as ações de Pombal ficaram marcadas pela criação das Companhias do Grão Pará e do Maranhão, extinção das Capitanias Hereditárias e a proibição da produção de manufaturas na colônia. Medidas estas que visavam reestruturar a administração colonial.

(08) Está CORRETA, pois durante seu governo, houve a criação do Tratado de Madrid, que reorganizava as fronteiras entre Espanha e Portugal nas colônias americanas.

(16) Está INCORRETA, pois a atividade mineradora, durante o governo de Pombal, já estava em decadência, o que, na lógica colonialista, obrigou o diplomata português a aumentar os impostos sobre o ouro para conseguir mais lucros com esta atividade.

Apesar dessas medidas terem diminuído o contrabando, ocasionou em revoltas como a Inconfidência Mineira, e não aumentou a quantidade de ouro produzido em Minas Gerais.

Saiba mais sobre "Reformas Pombalinas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5385189

#SPJ4

Anexos:
Perguntas interessantes