História, perguntado por milenasanntoss5127, 1 ano atrás

(UEM-PR/2012) Entre o final da Idade Média e o início da época moderna, emergiram na Europa os Estados nacionais, caracterizados pela centralização política e pelo fortalecimento do poder pessoal dos reis. A esse respeito, identifique a(s) alternativa(s) correta(s). 01. De acordo com Nicolau Maquiavel, os primeiros Estados nacionais modernos surgiram na Itália e na Alemanha já no século XV. 02. Na França, o poder absoluto foi respaldado pela teoria do direito divino dos reis. 04. Com a secularização do pensamento político, as teorias contra tu alistas procuraram dar fundamentos racionais ao poder do soberano, buscando legitimá-lo sem recorrer à intervenção divina ou a fundamentos religiosos. 08. Com o surgimento dos Estados nacionais, pensadores como Galileu Galilei e Giordano Bruno desenvolveram, no século XVI, a teoria de que o poder dos reis emana do povo que os elege. 16. John Locke, filósofo inglês do século XVII, foi um crítico do poder absoluto dos reis, e suas idéias políticas fundamentaram as revoluções liberais ocorridas na Europa e nas Américas, a partir do final do século XVIII.

Soluções para a tarefa

Respondido por anapbertho
18
Olá,

01. Maquiavel, na sua obra O príncipe, comenta sobre a figura do príncipe/rei na adminstração de um  reino. Porém, vale lembrar que ele se foca naquele território que seria a Itália no futuro e não fala da Alemanha (que também não era a Alemanha no momento). Incorreta.

02. Sim. Havia mesmo a ideia de que os reis possuiam poderes especiais, até mesmo para curar algumas doenças, como a escrofila.Correto.

04. Exato. A ideia de contrato social,  principalmente formulada por Rousseau, indicava que a figura do governante e do próprio governo era necessária para que a humanidade vivesse bem. Correto.

08. Estas figuras foram importantes para este período, mas eles não discutiam este assunto. Galileu e Bruno estavam preocupados com a ciência e astronomia. Incorreta.

16. Exato, Locke foi absolutamente contra o absolutismo e por isso defendia o liberalismo. Correto!

Bons estudos!




Perguntas interessantes