(UEM, 2016 Adaptado). “Para o pragmatismo, a experiência é substancialmente abertura para o futuro (…). Desse ponto de vista, uma ´verdade` não existe porque pode ser confrontada com os dados acumulados da experiência passada, mas por ser suscetível de qualquer uso na experiência futura. Nesse sentido, a tese fundamental do pragmatismo é a de que toda a verdade é uma regra de ação, uma norma para a conduta futura.” (ABBAGNANO, N. História de filosofia. In: ARANHA, M. L. de A. Filosofar com textos: temas e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012, p. 487). Sobre o pragmatismo, assinale o que for Verdadeiro ou Falso. ( ) O fundamento filosófico do pragmatismo é a crença racional justificada pelo alcance teórico dos conceitos. ( ) O pragmatismo está associado à fenomenologia, pois visa os conteúdos intencionais da consciência. ( ) A função da experiência é a possibilidade de formar instrumentos capazes de orientar a ação. ( ) Ao recusar um fundamento filosófico fundacionalista, o pragmatismo é relativista. ( ) Segundo o pragmatismo, não há verdade absoluta, mas construção do conhecimento através do diálogo e do intercâmbio de experiências. 2. Assinale a alternativa correta a) F - F – V – F – V b) V – F – V – V – V c) F – F – F – F – F d) V – F – V – F – V
Soluções para a tarefa
A letra (A) é o gabarito da questão.
Letra A: F, F, V, F e V.
( ) O fundamento filosófico do pragmatismo é a crença racional justificada pelo alcance teórico dos conceitos.
FALSO. Na verdade, o pragmatismo está relacionado ao alcance prático, vale destacar, ao fazer as coisas de uma ou mais formas. Veja este exemplo prático: um pequeno agricultor pode preparar a terra usando apenas o arado manual. Essa é a forma pragmática que ele escolhe realizar tal trabalho.
( ) O pragmatismo está associado à fenomenologia, pois visa os conteúdos intencionais da consciência.
FALSO. Isso não tem nada a ver com o pragmatismo. Com base na assertiva anterior, podemos verificar que o pragmatismo tem como objetivo mostrar os fatos que estão dentro de uma realidade perceptível pelo homem.
( ) A função da experiência é a possibilidade de formar instrumentos capazes de orientar a ação.
VERDADEIRO. Na prática, a experiência ajuda o homem a entender de quantas formas ele pode realizar um trabalho e, consequentemente, ser beneficiado com os resultados finais.
( ) Ao recusar um fundamento filosófico fundacionalista, o pragmatismo é relativista.
FALSO. Na verdade, a recusa a tal fundamento acaba mostrando que há um pensamento absoluto.
( ) Segundo o pragmatismo, não há verdade absoluta, mas construção do conhecimento através do diálogo e do intercâmbio de experiências.
VERDADEIRO. Significa que, de tanto experimentar muitas formas de se realizar um trabalho, o homem adquire conhecimentos necessários para encontrar aquela que seja mais efetiva.
Lute pela realização dos seus sonhos!