(UEM 2015) Ricardo tem o tipo sanguíneo A e seus pais o tipo AB. Ricardo teve com sua esposa, Lívia, um filho com o tipo sanguíneo A. Os pais de Lívia têm o tipo sanguíneo B, seu avô paterno tem o tipo AB, sua avó paterna o tipo A e os avós maternos o tipo AB. Com base nas informações acima e nos conhecimentos de Genética, assinale o que for correto.
1- Ricardo é homozigoto (IA IA)e transmitiu um gene IA para o seu filho.
2- A avó paterna de Lívia é heterozigota.
4- O tipo sanguíneo dos pais de Ricardo apresenta aglutininas anti-A e anti-B.
8- Lívia é heterozigota, recebeu o gene i de seu pai, e o transmitiu a seu filho.
16- Lívia não pode receber sangue do marido, pois ele possui aglutinogênio A, que reagiria com as aglutininas do sangue dela.
Por que a afirmação 8 está correta? É possível afirmar que Lívia é heterozigota? Ela não poderia também ser homozigota (IBIB)?
Acredito eu que se os avós maternos de Lívia são AB, então a mãe dela, consequentemente, deve ser IBIB. (já que o enuncia fala que a mãe é B) .
Já o pai tem que ser Bi.
Portanto sendo os pais IBIB (mãe) e Bi (pai) , o resultado disso poderia ser um genótipo IBIB ou IBi. Contudo, a questão afirma que Lívia é heterozigota, por isso não entendo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Lívia é heterozigota porque teve um filho do tipo sanguíneo A, como Ricardo é IA IA, ela OBRIGATORIAMENTE deu o ''i'' ao filho, pois, se ela tivesse dado IB, o filho seria sangue AB. (Se o texto não tivesse falado que o filho dos dois é sangue A, não daria para saber se ela é IB i ou IB IB)
Respondido por
0
Resposta:Voê terá que construi
Explicação: Você terá que construir o heredograma da família. Verá com clareza que Lívia, sendo o grupo B, poderá ser homo ou heterozigota, em virtude do seu pai que é heteroziģoto. Resultado : 1,2 e 16 estão absolutamente corretos.
Perguntas interessantes