Filosofia, perguntado por Letíciafranciely17, 1 ano atrás

(Uem 2012) Aristoteles, acerca do cidadão, afirma:
"Em nada se define mais o cidadão, em sentido pleno, do que no participar das decisões judiciais e dos cargos de governo. Desses, uns são limitados no tempo, de modo a não ser possível jamais a um cidadão exercer duas vezes seguidas o mesmo cargo, mas apenas depois de um intervalo definido. [...] Consideramos cidadão o que assim pode participar, como membro, (quer da assembleia quer da judicatura)"
Esse conceito clássico de cidadania ainda é aplicável aos nossos dias, Com base no texto, é correto afirmar que
01) Nas ditaduras, quando a população não pode participar das decisões políticas, não ha cidadania plena.
02) recusar-se a tomar parte nas decisões políticas não é um direito, mas uma afronta à cidadania.
04) a cidadania é uma concessão dos governantes do povo.
08) não ha cidadania plena quando a população não tem como acessar as instituições públicas, como participar delas.
16) a cidadania se resume à democracia, que é o direito de escolher os governantes.

*Somatória:*
*Justificativa das erradas:

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
56
Boa noite.

Irei discorrer sobre cada uma das assertivas, julgando-a e justificando a resposta.

01) Correta. A resposta está no texto: "Em nada mais se define o cidadão, em sentido pleno, do que no participar das decisões judiciais e nos cargos do governo". Desde que a ditadura é um tipo de governo totalitário onde não há muita liberdade, o homem não está em seu direito de se expressar livremente acerca da política, devido à grande repreensão da época.

02) Correta. Pois não eram todos que tinham esse "direito" de ter voz política, não eram todos considerados cidadãos nas pólis, então todos aqueles considerados como tal deveriam agir como tal e ter sua participação.

04) Incorreta. A cidadania era um direito daqueles que preenchiam os requisitos (homens com mais de 21, naturais da cidade, assim como também deveria ser seu pai), não algo que os governantes dava a quem quisessem.

08) Correta. Não tem exatamente o que falar nessa assertiva.

16) Incorreta. Não, tanto na Grécia Antiga quanto hoje, ser cidadão não é apenas votar em governantes. O povo tem direitos na sociedade, podem e devem exigir dos governantes eleitos que cumpram sua palavra, tem direito de saber tudo que acontece, pois um governo deve ter transparência. Assim como também tem deveres com sua pátria.

A soma das alternativas corretas: 1 + 2 + 8 = 11

Espero ter ajudado ^^
Respondido por kay2018vic
9

Resposta:

8+2+1=11

Explicação:

 

Resposta de: fernandaa58

Boa noite.

irei discorrer sobre cada uma das assertivas, julgando-a e justificando a resposta.

01) correta.  a resposta está no texto: "em nada mais se define o cidadão, em sentido pleno, do que no participar das decisões judiciais e nos cargos do governo". desde que a ditadura é um tipo de governo totalitário onde não há muita liberdade, o homem não está em seu direito de se expressar livremente acerca da política, devido à grande repreensão da época.

02) correta.  pois não eram todos que tinham esse "direito" de ter voz política, não eram todos considerados cidadãos nas pólis, então todos aqueles considerados como tal deveriam agir como tal e ter sua participação.

04) incorreta.  a cidadania era um direito daqueles que preenchiam os requisitos (homens com mais de 21, naturais da cidade, assim como também deveria ser seu pai), não algo que os governantes dava a quem quisessem.

08) correta.  não tem exatamente o que falar nessa assertiva.

16) incorreta.  não, tanto na grécia antiga quanto hoje, ser cidadão não é apenas votar em governantes. o povo tem direitos na sociedade, podem e devem exigir dos governantes eleitos que cumpram sua palavra, tem direito de saber tudo que acontece, pois um governo deve ter transparência. assim como também tem deveres com sua pátria.

Perguntas interessantes