(UEM - 2008 - Adaptado) "Sócrates: Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna. Pela entrada dessa caverna entra a luz vinda de uma fogueira situada sobre uma pequena elevação que existe na frente dela. Os seus habitantes estão lá dentro desde a infância, algemados por correntes nas pernas e no pescoço, de modo que não conseguem mover-se nem olhar para trás, e só podem ver o que ocorre à sua frente (...) Naquela situação, você acha que os habitantes de caverna, a respeito de si mesmos e dos outros, consigam ver outra coisa além das sombras que o fogo projeta na parede ao funco da caverna?" (PLATÃO. A República [adaptação de Marcelo Perine]. São Paulo: Editora Scipione, 2002. p. 83).
Com relação ao célebre mito da caverna e às doutrinas que ele representa, assinale V para as afirmaçõess verdadeiras e F para as falsas.
I. (__) Apresenta uma descriçã feita por Platão sobre os primórdios da existência humana, relatando como eram a vida e a organização sociall dos homens no princípio de seu processo evolutivo, quando habitavam as cavernas.
II. (__) Faz referência ao contraste entre "ser e parecer", isto é, realidade e aparência, que marca o pensamento filosófico desde sua origem.
III. (__) Simboliza o processo de emancipação intelectual que o exercício da filosofia é capaz de promover, libertando o individuo das sombras da ignorância e dos preconceitos.
IV. (__) É uma característica essencial da filosofia de Platão refletindo a distinção entre mundo inteligível e mundo sensível.
V. (__) O prisioneiro que se liberta e contempla a realidade fora da caverna, devendo voltar à caverna para libertar seus companheiros, representa o filósofo que, na concepção platônica, é o conhecedor da verdade.
Assinale a alternativa em que aparece a ordem correta:
A - (F,V,V,V,F)
B - (V,F,F,V,F)
C - (F,F,F,F,F)
D - (V,V,V,V,V)
E - (F,V,V,V,V)
Soluções para a tarefa
Oi, tudo bom?
Entenda a questão:
A caverna de Platão fala sobre organizações sociais?
Não, a caverna não é uma alusão sobre alguma sociedade em si ou como ela se organiza, e sim sobre um estado filosófico pessoal de um indivíduo inserido dentro de uma sociedade. A pessoa na caverna representa o homem em sociedade, mas não a própria sociedade, como em um estudo sociológico ou antropológico. Isso porque a filosofia platônica é idealista, trabalhando com conceitos transcendentais, sendo o mito da caverna a expressão máxima da vida que um filosofo deve levar na visão de Platão.
Qual a diferença entre ser e parecer para Platão?
Platão faz uma distinção entre dois mundos: o inteligível e o sensível. O sensível é o nosso mundo, o mundo das aparências. Já o inteligível é o mundo perfeito da filosofia, onde as coisas realmente são. Assim, nós não podemos conhecer verdadeiramente as coisas em sua essência, apenas a aparência delas.
Qual a moral da alegoria da caverna?
Platão explica principalmente sobre o modo de emancipação humana. O homem está preso vivendo de aparências na caverna, e após um longo e doloroso processo ele consegue se libertar dessas amarras, contemplando o Sol da filosofia, sem preconceitos e ignorância. Essa libertação se dá pela prática filosófica.
Quando o prisioneiro deve voltar para a caverna?
Após passar pelo processo de libertação filosófica, o homem torna-se um filosofo, devendo retornar para a caverna e atuar no processo de libertação dos outros prisioneiros. Isso significa que o conhecimento deve ser compartilhado para todos. Quando o homem se ilumina, ele deve iluminar os que estão ao seu redor.
Sendo assim, a ordem correta é:
E - (F,V,V,V,V)
Estude mais em:
- O que foi o mito da caverna de Platão? E o que a alegoria da caverna revela?
https://brainly.com.br/tarefa/8541640
- Qual era o objetivo de Platão?
https://brainly.com.br/tarefa/514632
Bons estudos!
Resposta:
fvvvv
Explicação:
espero ter ajudado :)