(UEL-PR) Segundo o IBGE, os anos 1990 foram marcados pela redução substancial do número de trabalhadores na indústria de transformação. Houve expansão do número de trabalhadores nos setores de prestação de serviços e do comércio. Apesar disso, diminuiu o número de pessoas trabalhando com carteira assinada e aumentou o número de pessoas trabalhando na informalidade.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a situação do emprego no Brasil, é correto afirmar:
a) O número de empregos na indústria de transformação aumentou em função da venda das estatais.
b) Medidas provisórias aumentaram empregos na indústria e postos de trabalho nos setores de prestação de serviços e comércio.
c) A redução dos postos de trabalho formais ocorreu também devido ao aumento da produtividade do trabalho.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
A reestruturação produtiva, acompanhada da introdução de novas tecnologias a partir da década de 1990, desencadeou uma série de consequências sociais que afetaram os trabalhadores nos processos de trabalho, na qualificação da força de trabalho, nas condições de trabalho e nas suas vidas, elevando o nível de formação exigido para o trabalho. O conhecimento do indivíduo se torna um fator de maior relevância no momento atual. Concomitante a esses fenômenos, ocorrem também a fragmentação e a desestruturação do processo produtivo, o que acaba gerando tendências imensamente insatisfatórias em termos sociais, de produtividade e redução do trabalho incorporado à produção, resultando em desemprego e precarização do trabalho.