(UEL PR) Nas cidades brasileiras, ao longo das três décadas iniciais deste século, o ritmo das mudanças sociais causou certa apreensão nos segmentos mais conservadores da sociedade, que já experimentavam algumas das transformações em curso no país. Sobre o comportamento social nos centros urbanos, nesse período, é correto afirmar: * 2 pontos a) A Igreja e os juristas, através da Constituição de 1891, reconheceram a igualdade de direitos da mulher no casamento. B) Determinados setores da população – proletários, imigrantes e mulheres pobres – aderiram sem restrições à prática do casamento civil. C) A rede de distribuição de água e saneamento nas grandes cidades já havia atingido as moradias, o que alterou a rotina de trabalho das donas de casa. D) As músicas de ritmo sincopado, como o samba, foram incorporadas sem reservas pelas elites sociais. E) A nova sociedade urbano-industrial manteve reservado às mulheres o papel de esposa e dona de casa e aos homens o de chefe de família.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
As elites passaram a adotar partes da cultura das pessoas mais pobres, principalmente as musicais e culinárias, além disso, houveram grandes mudanças na forma como a mulher é vista e se situa no mundo (alternativa D).
O século XXI, um século de muitas mudanças:
Muitas mudanças ocorreram, e ainda vão ocorrer, no século XXI, não apenas sociais, mas tecnológicas, filosóficas e até mesmo teológicas, são mudanças que ocorrem naturalmente com o desenvolvimento da sociedade.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes