(UEL-PR) Leia os trechos abaixo, que apresentam comentários sobre três pintores europeus do século XIX.
“Em 1848, o ano do Manifesto Comunista e das grandes lutas operárias, François MILLET expõe um quadro que representa um camponês no trabalho: a ética e a religiosidade do trabalho rural continuarão sendo os temas dominantes de sua obra. Porém ainda que sincera, a escolha política de Millet é ambígua: por que os camponeses e não os operários das fábricas [...]? A burguesia se entusiasma com Millet por pintar os camponeses, que são trabalhadores bons, ignorantes, sem reivindicações salariais nem veleidades progressistas. [...] [O pintor] escolhe conteúdos poéticos, ama as penumbras envolventes que unem figuras e paisagem, os efeitos sugestivos de luz, os motivos patéticos.” “DAUMIER escolhe (em seus quadros) a ação política. O povo, para ele, é a classe operária em luta contra governos liberal-burgueses, que falam de liberdade, mas são submissos ao capital.” “VAN GOGH se interroga, cheio de angústia, sobre o significado da existência, do estar no mundo. ...] Num primeiro momento, na Holanda, aborda rontalmente o problema social. São quadros quase monocromáticos; escuros; uma polêmica vontade de fealdade deforma as figuras. A industrialização que prospera nas cidades trouxe a miséria aos campos, acabando por privá-los não só da alegria de viver, como também das luzes e das cores.” (ARGAN, G. C. Arte Moderna: do lluminismo aos movimentos contemporâneos. Sâo Paulo: Companhia das Letras. 1992. p. 71.123-124.)
Com base nos textos e nos conhecimentos sobre o século X IX , identifique a alternativa correta.
a) O autor demonstra que a produção e recepção artísticas devem ser analisadas com certo distanciamento em relação ao contexto histórico e sugere que o processo de criação do artista e a repercussão de sua obra dissociam-se da realidade vivida.
b) A década de 1840 pode ser caracterizada pela exclusividade britânica durante a industrialização na Europa e pelo conformismo do proletariado, dos intelectuais e dos artistas.
c) O camponês representa o sujeito histórico que, no Manifesto Comunista, foi apontado como protagonista na superação do capitalismo.
d) Para o autor, Millet define sua posição política ao tematizar em seus quadros a figura do camponês, retratando assim os movimentos sociais que agitavam
a França em 1848.
e) Pintores como Van Gogh e Daumier revelam grande sensibilidade social em suas obras, no momento em que assistiam às consequências da industrialização para o campo e a exploração da classe operária
nas cidades.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Alternativa correta E
O que o autor da resenha coloca é justamente que tais pintores estavam sensíveis aos movimentos e transformações de sua época, e registravam suas impressões em suas composições, portanto, o processo de criação do artista e a repercussão de sua obra está intimamente relacionado à realidade vivida.
O que o autor da resenha coloca é justamente que tais pintores estavam sensíveis aos movimentos e transformações de sua época, e registravam suas impressões em suas composições, portanto, o processo de criação do artista e a repercussão de sua obra está intimamente relacionado à realidade vivida.
Perguntas interessantes