UEL-PR adaptado Leia o texto a seguir. Os artistas e pensadores começaram a resgatar o pensamento grego clássico e a ver o homem como um ser que, mesmo sendo criação divina, tinha autonomia e capacidade inventiva. Sob uma perspectiva investigativa, a astronomia, a botânica, a fisiologia e a anatomia foram integradas às artes nesse período. As artes eram vistas, então, como parte do conhecimento. As ciências seriam o meio para o homem imitar a natureza, ou seja, para demonstrar sua capacidade criativa e apropriar-se do conhecimento para transformar a realidade. ENGELMANN, Ademir Antonio. Filosofia da arte. Curitiba: IBPEX, 2008. p. 34-35.O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, com base no texto, é possível concluir que: *
a. o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
b. houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
c. nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.
d. o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.
e. os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A resposta é a da letra D
kkacrol:
OBRIGADA
Perguntas interessantes