Sociologia, perguntado por kauaneandressa3214, 10 meses atrás

(UEL) No final de 2000 o jornalista Scott Miller publicou um artigo no The Wall Street Journal, reproduzido no Estado de S. Paulo (13 dez. 2000), com o título “Regalia para empregados compromete os lucros da Volks na Alemanha”. No artigo ele afirma: “A Volkswagen vende cinco vezes mais automóveis do que a BMW, mas vale menos no mercado do que a rival. Para saber por que, é preciso pegar um operário típico da montadora alemã. Klaus Seifert é um veterano da casa. Cabelo grisalho, Seifert é um planejador eletrônico de currículo impecável. Sua filha trabalha na montadora e, nas horas vagas, o pai dá aulas de segurança no trânsito em escolas vizinhas. Mas Seifert tem, ainda, uma bela estabilidade no emprego. Ganha mais de 100 mil marcos por ano (51.125 euros), embora trabalhe apenas 7 horas e meia por dia, quatro dias por semana. ‘Sei que falam que somos caros e inflexíveis’, protesta o alemão durante o almoço no refeitório da sede da Volkswagen AG. ‘Mas o que ninguém entende é que produzimos veículos muito bons.’ E quanto a lucros muito bons?”
A relação entre lucro capitalista e remuneração da força de trabalho pode ser abordada a partir do conceito de mais-valia, definido como aquele “valor produzido pelo trabalhador [e] que é apropriado pelo capitalista sem que um equivalente seja dado em troca.” (BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 227).

1) Com o intuito de ampliar a taxa de extração de mais-valia absoluta, qual seria a medida imediata mais adequada a ser tomada por uma empresa de automóveis?
a) Aumentar o número de veículos vendidos.
b) Transferir sua fábrica para regiões cuja força de trabalho seja altamente qualificada.
c) Incrementar a produtividade por meio da automatização dos processos de produção.
d) Ampliar os gastos com o capital constante, ou seja, o valor dispendido em meios de produção.
e) Intensificar a produtividade da força de trabalho sem novos investimentos de capital.

2) (UEL) Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, segundo a teoria de Karl Marx (1818-1883), é correto afirmar:
a) A lei da hora extra explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.
b) A lei da mais valia consiste nas horas extras trabalhadas após o horário contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.
c) A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
d) A lei da mais valia é a garantia de que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de trabalho.
e) As horas extras trabalhadas após o expediente constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção.

3) Sobre a mais-valia, conceito de Karl Marx, é correto afirmar que:
a) Trata-se de um engano, uma vez que o lucro captado pelo investidor é gerado por si só, a partir da rentabilidade de seus investimentos.
b) Está incorreto, pois o patrão partilha de forma igual com seu empregado todos os lucros gerados.
c) A concretização da mais-valia relativa está na não diminuição da jornada de trabalho e na manutenção do valor do trabalho aplicado ao produto independentemente do aumento da produção pelo avanço tecnológico do maquinário.
d) A mais-valia só existe em países atrasados tecnologicamente, em que o investidor é obrigado a explorar seus empregados para poder conseguir algum tipo de lucro.
Esse processo apresenta-se quando o desenvolvimento de maquinário mais avançado e de maior eficiência, o que, teoricamente, levaria à diminuição dos custos e do tempo de produção, não se traduz em melhorias para o trabalhador.

4) O trecho acima faz referência a que processo? a) Mais-valia absoluta.
b) Materialismo histórico.
c) Materialismo dialético.
d) Mais-valia relativa.




PFVR É URGENTE

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaeduarda02202
85

Resposta:

a sequência e essa

e

c

c

d

espero ter ajudado

Respondido por Danas
15

1º) Para aumentar a mais-valia uma empresa de automóveis pode intensificar a produção sem fazer novos investimentos (alternativa E).

Muitas empresas nas ultimas décadas conseguiram aumentar a produtividade sem aumentar os gastos com mão de obra, aumentando lucro, barateando a produção, porém, causando um problema que é a diminuição do poder aquisitivo do povo.

Mesmo com o surgimento de novas tecnologias, maquinas e métodos produtivos, as pessoas continuam trabalhando a mesma quantidade de tempo que antigamente e continuam bastante pobres.

2º) Marx fala muito sobre a exploração da mais-valia pelos capitalistas, que é a apropriação do trabalho do proletariado, dando apenas uma pequena parcela para os colaboradores (alternativa C).

Uma boa parte das relações trabalhistas são assim, existem mercados onde os funcionários produzem dez vezes mais o que recebe em salários e benefícios.

Quanto menor a parcela de mais-valia que é paga, maior é a desigualdade social em um país e países subdesenvolvidos como o Brasil tendem a serem muito desiguais, Marx acreditava que um dia o proletariado iria se revoltar e mudar isso.

3º) Ainda sobre a mais-valia, Marx fala que a apropriação da mais-valia se agrava ainda mais quando a produção aumenta, mas não há reajuste nos pagamentos ou na jornada de trabalho (alternativa C).

Vivemos essa época, e que está se agravando com a uberização do trabalho, não é difícil encontrar pessoas que fazem jornadas duplas ou triplas para conseguir viver.

China, Brasil, Argentina, Chile e outros países enfrentam esse problema constantemente, e se você pesquisar pelo aumento do PIB de qualquer um desses países, perceberá que houve uma melhora significativa no ultimo século, enquanto a desigualdade social aumentou.

4º) O texto exemplifica bem a mais-valia relativa (alternativa D).

A mais-valia relativa linka diretamente o aumento do salario ou diminuição da jornada de acordo com o aumento da produtividade, é por isso que o funcionário descrito trabalha bem menos e ganha bem mais do que outros funcionários, é um exemplo um pouco mais justo de capitalismo.

Porém, a grande maioria das empresas não trabalha dessa forma, e nem o Estado brasileiro, que até os dias de hoje calcula o imposto de renda com uma formula muito antiga, defasada desde 1996, isso acaba punindo ainda mais o trabalhador brasileiro.

O combo de estagnação salarial, aumento da inflação e defasagem (para mais) em relação a cobrança de impostos acaba por sufocar a vida do trabalhador, fazendo ele trabalha e produzir mais, mais ter menos e viver sem qualidade de vida.  

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/1015449

https://brainly.com.br/tarefa/7017862

https://brainly.com.br/tarefa/21109622

https://brainly.com.br/tarefa/7017862

Anexos:
Perguntas interessantes