[UEL] LEIA O TEXTO A SEGUIR:
PARA ARISTÓTELES, A BOA CONVIVÊNCIA ENTRE OS HABITANTES DA CIDADE IDEAL NÃO SERIA NUNCA OBTIDA COM A MERA APATHIA [AUSÊNCIA DE PAIXÕES] PLATÔNICA, MAS SOMENTE ATRAVÉS DE UMA BOA MEDIDA ENTRE RAZÃO E AFETIVIDADE. ENFIM, A ARTE NÃO APENAS É CAPAZ NO TRAZER SABER, ELA TEM TAMBÉM UMA FUNÇÃO EDIFICANTE E PEDAGÓGICA.
Com base no texto, nos conhecimentos sobre Aristóteles e na ideia de que os espaços do teatro, da ágora, dos templos na cidade de Atenas foram imprescindíveis para a vocação formativa da arte na Grécia Clássica, considere as afirmativas a seguir.
I. A catarse propiciada pelas obras teatrais trágicas apresentadas na cidade grega operava uma transformação das emoções e tornava possível que os cidadãos se purificassem e saíssem mais elevados dos espetáculos.
II. A obra poética educava instruía o cidadão da cidade grega, e isso acontecia por consequência da satisfação que este sentia ao imitar os atos dos grandes heróis que eram encenadas no teatro.
III. O poeta demonstrava o universal com o possível ao criar modelos de situações exemplares que permitem fortalecer o sentimento de comunidade.
IV. O belo nas diversas artes, como nos poemas épicos, na tragédia e na comédia, desvinculava-se dos laços morais e sociais existentes na pólis, projetando-se em um mundo idealizado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Apenas a 1, 2 e 3
Explicação:
essas são as corretas
As alternativas corretas sobre a importância dos espaços do teatro, da ágora e dos templos de Atenas para a arte na Grécia Clássica são: I, II e III.
I - A catarse, para Aristóteles, é uma forma de aprendizado que gera respeito e admiração, e é melhor alcançada através das tragédias teatrais. Correta.
II - A obra poética, de fato, educa o cidadão porque permite que ele se identifique com o que vê e o estimula a imitar tais ações. Correta.
III - O universal, para Aristóteles, vem de situações particulares. Ou seja, os modelos são gerados a partir da experiência, do vivido e, por isso, servem de exemplo e geram o sentimento de comunidade. Correta.
IV - Está errada porque Aristóteles não possuía uma visão desvinculada da realidade. Ele entendia que o homem era um ser político, que tinha necessidade de viver em sociedade, e que a sua felicidade só seria completa na pólis (cidade). Nesse sentido, a arte é criação do homem, e o belo na arte pode sim se relacionar aos laços sociais e morais da pólis.
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