(UEL - adaptada) Leia o texto a seguir.
Ao separar completamente o patrão e o empregado, a grande indústria modificou as relações de trabalho e apartou os membros das famílias, antes que os interesses em conflito conseguissem estabelecer um novo equilíbrio. Se a função da divisão do trabalho falha, a anomia e o perigo da desintegração ameaça todo o corpo social e quando o indivíduo, absorvido por sua tarefa, isola-se em sua atividade especial, já não percebe os colaboradores que trabalham ao seu lado e na mesma obra, nem sequer tem ideia dessa obra comum.
DURKHEIM, E. A divisão social do trabalho. Apud QUINTEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Toque de clássicos. v. 1. Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 91.
Assinale a opção que corretamente define a função moral da divisão do trabalho social segundo Durkheim.
Escolha uma:
a. Reproduzir formas de alienação social.
b. Ampliar a anomia social.
c. Estimular o conflito de classes.
d. Estreitar os laços de solidariedade social.
e. Promover a consciência de classe.
Soluções para a tarefa
Respondido por
47
d) estreitar os laços de solidariedade social
Respondido por
67
d. Estreitar os laços de solidariedade social.
Um dos principais objetivos apontados por Durkheim, em relação a função moral da divisão do trabalho social, estão relacionados na busca pela solidariedade social, sobretudo em uma sociedade diversa.
Por conta disso, a partir da efetivação destes processos, torna-se possível a implementação de uma sociedade mais justa e igualitária, de uma forma geral.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Sociologia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás