Sociologia, perguntado por pimperiallira, 1 ano atrás

(UEL - adaptada) Leia o texto a seguir.

Ao separar completamente o patrão e o empregado, a grande indústria modificou as relações de trabalho e apartou os membros das famílias, antes que os interesses em conflito conseguissem estabelecer um novo equilíbrio. Se a função da divisão do trabalho falha, a anomia e o perigo da desintegração ameaça todo o corpo social e quando o indivíduo, absorvido por sua tarefa, isola-se em sua atividade especial, já não percebe os colaboradores que trabalham ao seu lado e na mesma obra, nem sequer tem ideia dessa obra comum.

DURKHEIM, E. A divisão social do trabalho. Apud QUINTEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Toque de clássicos. v. 1. Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. p. 91.



Assinale a opção que corretamente define a função moral da divisão do trabalho social segundo Durkheim.

Escolha uma:
a. Reproduzir formas de alienação social.
b. Ampliar a anomia social.
c. Estimular o conflito de classes.
d. Estreitar os laços de solidariedade social.
e. Promover a consciência de classe.

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicaaaaaa1
47
d) estreitar os laços de solidariedade social
Respondido por viniciusrm19
67

d. Estreitar os laços de solidariedade social.

Um dos principais objetivos apontados por Durkheim, em relação a função moral da divisão do trabalho social, estão relacionados na busca pela solidariedade social, sobretudo em uma sociedade diversa.

Por conta disso, a partir da efetivação destes processos, torna-se possível a implementação de uma sociedade mais justa e igualitária, de uma forma geral.

Perguntas interessantes