Sociologia, perguntado por Thaa9, 1 ano atrás

(UEL - 2005) No Brasil em outros países, o etnocentrismo fundamentou muitas práticas etnocidas e genocidas, oficiais e não oficiais, contra populações culturalmente distintas das de origem europeia, cristã e ocidental, principalmente indígenas e africanas. Discriminação de etnia e de classe social também se inclui entre as formas de etnocentrismo.
Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta uma interpretação contrária ao etnocentrismo:
a) Quando nos referimos a uma raça, não individualizamos tipos dela, tomamo-lá em sua acepção mais lata. É assim procedendo vemos que a casta negra é o atraso; a branca, o progresso, a evolução [...]
b) está lei regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los, progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional.
c) as sociedades humanas se desenvolvem por estádios ou estados que vão sendo superados sucessivamente: o estado teológico, o metafísico e o positivo. Os povos indígenas e as etnias afro-brasileiras encontram se nos estádios teológico ou metafísico e, por essa razão, permanecem nos estratos sociais inferiores e marginais de nossa sociedade.
d) [...] segundo o que até aqui escrevi acerca dos coroados dos campos gerais, é evidente que, no seu estado selvagem, são eles superiores em inteligência, indústria e previdência a muitos outros povos indígenas, e talvez até em beleza. Dada essa circunstância, dever-se-ia por todo o empenho em aproxima-lodosos homens de nossa raça e, após,encorajar os casamentos mistos entre eles e paulistas pobres [...] devo dizer, porém, que é mais fácil matar e reduzir os coroados a escravidão do que despender tais esforços embateu favor.
e) o estado garantirá a todos o pleno exercício dos diretos culturais e acesso às fontes de cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. 1 - o estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

Soluções para a tarefa

Respondido por zepp
194
Alternativa e) é a única que não contém qualquer trecho que remeta ao etnocentrismo e ao ideal de "estágios" culturais ou sobrepujamento de uma cultura sobre outra.
                          


                  


Respondido por Matheusieti
93

Olá!

De fato a alternativa E está correta.

Bem, é importante lembrar que a diferenciação cultural não é necessariamente negativa, ela serve para classificar cada cultura, e, a ciência tem um papel importante na preservação dos aspectos positivos e das diferenças de cada uma, sem descrição pelo fato de uma ser primitiva e outra não.


Além disso, as subculturas fazem parte do macro, e, nós, enquanto indivíduos que utilizam de linguagens próprias, formas de expressão e comunicação, nos  direcionamos para pequenos grupos que reforçam nosso caráter social, estando sempre em constante mudança, onde o estado deve garantir o direito de pluralidade nos diferentes segmentos da cultura.



Até mais!




Perguntas interessantes