(UEL-2004) “O aumento da produtividade econômica, que por um lado produz as condições para um mundo mais justo, confere por outro lado ao aparelho técnico e aos grupos sociais que o controlam uma superioridade imensa sobre o resto da população. O indivíduo se vê completamente anulado em face dos poderes econômicos. Ao mesmo tempo, estes elevam o poder da sociedade sobre a natureza a um nível jamais imaginado. Desaparecendo diante do aparelho a que serve, o indivíduo se vê, ao mesmo tempo, melhor do que nunca provido por ele. Numa situação injusta, a impotência e a dirigibilidade da massa aumentam com a quantidade de bens a ela destinados” (ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 14.)
De acordo com o texto de Adorno e Horkheimer, é CORRETO AFIRMAR que:
a. O alto grau de autonomia das massas na Sociedade Capitalista contemporânea é resultado do avançado domínio tecnológico alcançado pelo homem.
b. A Ciência e a Técnica independentemente de quem têm seu controle, são as responsáveis pela circunstância de muitos estarem impossibilitados de atingir o status de sujeito numa Sociedade altamente produtiva.
c.O “desaparecimento” do indivíduo diante do aparato econômico da sociedade se deve à incapacidade dos próprios cidadãos de se integrarem adequadamente ao Mercado de Trabalho.
d.O fato de a sociedade produzir muitos bens, valendo-se da Ciência e da Técnica, poderia representar um grau maior de justiça para todos; no entanto, ela anula o indivíduo em função do modo como está organizada e como é exercido o poder.
e. A alta capacidade produtiva da Sociedade garante liberdade e justiça para seus membros, independentemente da forma como ela se estrutura, controlando ou não seus membros.
Soluções para a tarefa
A alternativa A está correta.
Porém, é importante tocar em um detalhe importante, já que essa autonomia contribui para a expansão do capitalismo que consequentemente aumenta as desigualdades, e, a partir do momento que o estado fomenta a violência, como dito por Adorno em sua obra, a violência continuará a existir e prejudicar a configuração social na qual vivemos.
Para ser mais exato, a justiça criminal pune, e, direciona o criminoso no Brasil para a penitenciária e não proporciona nenhuma forma de readaptação ou inclusão desse indivíduo em sociedade, sendo essa a maior problemática, pois o crime acaba sendo tratado com medidas paliativas se descartando a possibilidade de investir na base, que é a educação.
Resposta: A alternativa certa, na verdade, seria a (D):
Explicação: As novas tecnologias, em vez de elevar a liberdade humana, têm se mostrado como novo instrumento de manipulação de massas, visto que, por meio dos algoritmos e do engajamento - que podem ser considerados os Novos meios de produção - o desejo de liberdade é capturado pelo consumo das recompensas imediatas ofertados por meio dos likes e views. Ou seja, quem realmente têm o poder é quem gere e constrói o algoritmo, que está de posse dos donos do Capital.
Alternativa (D):
O fato de a sociedade produzir muitos bens, valendo-se da Ciência e da Técnica, poderia representar um grau maior de justiça para todos; no entanto, ela anula o indivíduo em função do modo como está organizada e como é exercido o poder.