(UEL, 200 A expansão da produção capitalista, nos três primeiros quartos do século XX, esteve assentada principalmente no modelo de organização fordista. A partir dos anos 1970, esse modelo sofreu significativas alterações, decorrentes da dificuldade em enfrentar, através de ganhos de produtividade, a crise que atingiu o sistema capitalista. Impôs-se ao universo da produção a necessidade de profunda reestruturação econômica, expressa pela introdução de novas tecnologias, flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, dos produtos e dos padrões de consumo. Tais mudanças foram vistas por alguns como ruptura e, por outros, como continuidade do modelo fordista. De qualquer maneira, o mundo do trabalho real do século XXI já não é mais o mesmo. Sobre os impactos concretos que afetaram a produção e o trabalho no Brasil, no quadro das transformações comentadas no texto, é CORRETO afirmar que houve:
Soluções para a tarefa
Respondido por
63
Como qualquer outro tipo sistema o capitalismo sofreu alterações no seu modelo prático.
As novas formas de organização do processo de trabalho na fase atual do capitalismo completam as passadas, ou seja, formas de aperfeiçoamento para aumentar o lucro, dentre essas novas formas de organização do processo de trabalho da fase atual do capitalismo pode - se citar:
- o taylorismo;
- o fordismo.
O sistema capitalista é o sistema econômico mais utilizado no mundo , com isso, trata - se de um sistema que visa o uso da propriedade privada para obter fins lucrativos.
Respondido por
98
Resposta:
correta letra D
Explicação:
Essa foi uma das saídas para a crise do sistema capitalista: utilizar trabalho informal, temporário e subcontratação em vez de uma política de assalariamento.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás