Filosofia, perguntado por gustavopol, 10 meses atrás

(UEG - adaptada) No que se refere ao conhecimento, vários problemas se colocam de imediato: a) o que é o conhecimento? b) como ele se processa? c) que valor possui? d) qual o método mais eficaz para se obter a verdade? Para responder a tais problemáticas, os filósofos criaram várias teorias ora afins, ora totalmente opostas. Pode-se, assim, verificar as várias concepções epistemológicas que compõem a história da filosofia ocidental. As questões epistemológicas tomaram corpo com a sofística, passando por Platão e por Aristóteles, sendo esses dois os primeiros a sistematizar as questões acerca do conhecimento. As questões epistemológicas retornam de forma polêmica na modernidade, podendo-se distinguir, entre as várias concepções, o racionalismo e o empirismo. São filósofos racionalistas


Escolha uma:

a. Tomás de Aquino, Hobbes e Leibniz.

b. Descartes, Spinoza e Leibniz.

c. Bérgson, Descartes e Comte.

d. Kant, Heidegger e Descartes.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
60

b. Descartes, Spinoza e Leibniz.

O racionalismo foi uma corrente da filosofia que teve início na definição do raciocínio como uma operação da mente. As principais ideias defendidas por filósofos racionalistas eram: o indivíduo era um ser político; existiam sete graus ou possibilidades de conhecimento e três campos do conhecimento verdadeiro.

Os filósofos racionalistas tinham grande interesse na natureza e nos assuntos sociais. Alguns exemplos de filósofos nacionalistas são: Aristóteles, Descartes, Spinoza e Leibniz.

Bons estudos!


gustavopol: obrigado
Perguntas interessantes