(UEFS)O DNA é uma molécula de importância incontestável para a vida na Terra, mas a molécula em si não tem vida. As moléculas de DNA se replicam, mas não metabolizam nada e não são autopoéticas. A replicação não é, nem de longe, uma característica tão fundamental da vida quanto a autopoiese. A mula, resultante do cruzamento de jumento com égua, não pode “replicar-se”. Ela é estéril, mas seu metabolismo funciona com o mesmo vigor que o de seus pais; sendo autopoiética, ela tem vida. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 31).
Em relação à importância incontestável do material genético na formação e manutenção da vida no planeta, pode-se afirmar:
a) A replicação é considerada um processo bioquímico de menor importância para a manutenção da vida devido à sua dependência com os conjuntos enzimáticos ligados ao ciclo celular.
b) A mula, por ser resultado de um cruzamento entre espécies diferentes, perdeu a capacidade de replicar o material genético presente nos seus cromossomos, o que justifica a sua esterilidade.
c) A replicação semiconservativa do DNA produz moléculas de RNA, que serão essenciais na produção de enzimas controladoras do metabolismo celular.
d) O controle do metabolismo celular realizado pelas moléculas de DNA favorece a organização interna dos sistemas vivos e ocorre predominantemente durante o período de divisão do ciclo celular.
e) O DNA é responsável pela manutenção e pela expressão da informação genética dos seres vivos que ocorrem, respectivamente, através dos processos de replicação e transcrição/tradução da informação genética.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A resposta é a letra B.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás