(UEFS-BA) — Leia o trecho de Odisseia, poema grego composto no final do século VIII a.C. Tenho uma serva velha, muito compreensiva, que amamentou e criou o meu pobre marido, recebendo-o nos braços no dia em que a mãe o deu à luz. [...] Anda lá, ó sensata Euricleia, levanta-te agora: lava os pés de quem tem a idade do teu amo. (Homero. Odisseia, 2011.) O trecho apresenta as palavras da rainha Penélope no momento da chegada de Ulisses ao palácio da ilha de Ítaca. Considerando o conteúdo do trecho e a organização social na Grécia Antiga, pode-se sustentar a
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra: B
Explicação:
O canto de Homero evidencia como as relações escravistas permeavam a organização interna das famílias gregas. De fato, a escravidão era uma instituição basilar da sociedade grega, sendo os escravos uma das três ordens sociais gregas – as outras eram a dos cidadãos (eupátridas) e dos estrangeiros (metecos). Os escravos na sociedade grega eram, em geral, conquistados nas guerras externas e se prestavam aos mais variados trabalhos em todos os setores da economia, como na agricultura, na construção civil, no comércio, na navegação (remadores), na educação e nos serviços domésticos. As famílias nobres costumavam ter muitos escravos, com os quais poderiam ter relações ambíguas, entre a familiaridade pelo contato próximo e a autoridade senhorial – esse é o caso da escrava Euricleia a que se referiu Homero.
A sociedade na Grécia Antiga era possuía três segmentos: cidadãos (eupátridas), metecos e escravos. Esses últimos, geralmente eram obtidos por meio de guerras, tinham diversos trabalhos (agricultura, construções, comércios e domésticos). A “serva” do texto era escrava de uma família nobre. - B
As alternativas dessa questão são:
a) predominância do poder político feminino nas cidades monárquicas. ERRADA - Na Grécia antiga apenas em Esparta a mulher tinha algum papel além de procriar e cuidar dos filhos.
b) existência de relações escravistas no interior das famílias nobres. CORRETA
c) natureza pacífica das relações entre gregos e bárbaros. ERRADA - Gregos e bárbaros viviam em conflito.
d) tendência à libertação dos escravos depois da Guerra de Troia. ERRADA - Os escravos não foram liberados.
e) resistência passiva dos trabalhadores estrangeiros nos palácios dos reis. ERRADA - Estrangeiros geralmente não tinham direitos, como mendigos e escravos.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20599445