(UEFS – BA) Analisando-se um ser pluricelular, nota-se uma característica muito importante, que é a divisão de trabalho entre suas células. No corpo humano, por exemplo, há mais de 200 tipos de células distintas que, por cooperação, viabiliza a sobrevivência do organismo. Células reunidas e realizando funções específicas caracterizam um tecido, que possui células específicas. Observando-se um ser humano à luz da histologia, é correto afirmar:
Soluções para a tarefa
Oi!
Acho que a questão está incompleta, faltando as alternativas para que possamos julgá-las. Buscando com atenção, eu as encontrei e postei aqui, veja:
A) Os ácinos pancreáticos são variações de tecido conjuntivo com Golgi bem desenvolvido
--> este item está equivocado, haja vista que não existe o tecido conjuntivo glandular mas sim, tecido epitelial glandular.
B) O endotélio dos vasos sanguíneos e linfáticos é formado por um tecido epitelial pluriestratificado.
--> este item é falso, porque o endotélio é formado por tecido epitelial simples.
C) A adrenalina gera um potencial de ação que proporciona a contração do tecido muscular estriado esquelético.
--> esta alternativa está falsa, pois mesmo tendo diversos efeitos, contração muscular não é um dos efeitos da epinefrina.
D) O peristaltismo, iniciado no esôfago, ocorre por ação de um tecido muscular liso, involuntário e de contrações rápidas.
--> este item está incorreto, já que a musculatura lisa atuará dando lentidão a passagem do alimento.
E) No tecido nervoso, gliócitos específicos secretam a bainha de mielina, que permite uma transmissão mais rápida do impulso nervoso.
--> item correto.
Resposta:
No tecido nervoso, gliócitos específicos secretam a bainha de mielina, que permite uma transmissão mais rápida do impulso nervoso.
Explicação:
No tecido nervoso, gliócitos específicos secretam a bainha de mielina, que permite uma transmissão mais rápida do impulso nervoso.