(Uece) "Talvez [...] a verdade nada mais seja do que uma certa purificação das paixões e seja, portanto, a temperança, a justiça, a coragem; e a própria sabedoria não seja outra coisa do que esse meio de purificação."PLATÃO. Fédon, 69b-c, adaptado.Nessa fala de Sócrates, a "purificação" das paixões ocorre na medida em que a alma se afasta do corpo pela "força" da sabedoria. Com base nisso, assinale a afirmação que não corresponde plenamente com a teoria ética de Platão. *
0 pontos
a) As virtudes são a eliminação das paixões através da sabedoria.
b) Temperança, justiça e coragem resultam da purificação das paixões.
c) A sabedoria é a potência da alma pela qual as virtudes se constituem.
d) A alma atinge a verdade através da virtude da sabedoria.
Soluções para a tarefa
Resposta:
[A]
Explicação:
A partir da análise do texto, percebe-se que a letra [A] apresenta uma afirmativa incorreta, haja vista que o desenvolvimento da razão e a sabedoria levaria, não à eliminação das paixões, mas a um uso comedido delas. Portanto, as virtudes levariam à “purificação” das paixões mencionadas no texto, mas não à sua eliminação, como proposto pelo item.
Espero ter ajudado!
Para Platão a paixão seria moldada a sabedoria e não eliminada. Por isso a opção correta é a letra A.
Platão e seus conhecimentos
Platão foi um filósofo metafísico, ou seja, ele tentava entender a origem do mundo através da razão e não através dos mitos. Para ele o nosso mundo era mutável e imperfeito devido a existência de outro mundo: O mundo das ideias!
Com isso ele afirmava que o nosso mundo tendia a deixar de ser imperfeito a medida em que se assemelhava cada vez mais com o mundo ideal (Mundo das ideias). Por isso as paixões deveriam se submeter a razão, para que deixassem de nos levar a imperfeição.
Para saber mais sobre Platão, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/80258
#SPJ3