Filosofia, perguntado por camillyapariciop, 9 meses atrás

(UECE) “O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada [...] o poder de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, que é propriamente o que se denomina o bom senso ou a razão, é naturalmente igual em todos os homens; e, destarte, [...] a diversidade de nossas opiniões não provém do fato de serem uns mais racionais do que outros, mas somente de conduzirmos nossos pensamentos por vias diversas e não considerarmos as mesmas coisas.” (DESCARTES, René. Discurso do método, I. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1979. Coleção Os Pensadores.) Tomando-se por base o que diz Descartes na citação acima, explica-se a diversidade de opiniões em que I. alguns são mais racionais do que os outros. II. usamos de modos distintos nossa razão. III. as emitimos sobre coisas diferentes. Estão corretas as complementações contidas em a) I e III apenas. b) I e II apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Eduqz
112

Estão corretas as complementações II e III

Respondido por AnthonioJorge
47

Diz Descartes que conduzimos nossos pensamentos por vias diversas e não consideramos as mesmas coisas. Assim sendo, as alternativas II e III estão corretas.

René Descartes (1596-1650) é o primeiro homem moderno, segundo Ortega. Nasce em La Haye de uma família nobre, de médicos e advogados, e aos oito anos vai estudar no colégio jesuíta La Flèche.

Ele estabeleceu quatro regras (este é o seu método) para o uso da razão:

  1. Não aceitar como verdadeiro senão o que a seu espirito se apresentasse tão evidente que não ensejasse mais nenhuma dúvida (EVIDÊNCIA alcançada pela INTUIÇÃO – que é alcançada, por sua vez, por meio de uma simplicidade necessária enxergada apenas através da decomposição, que será a regra seguinte. A regra da evidência, basicamente, é a primeira e a única de todos, pois é ponto de chegada e ponto de partida O “Penso, logo existo” não é raciocínio, mas intuição pura)
  2. Dividir o máximo possível cada uma das dificuldades analisadas, ver as ideias claras e distintas, como o cogito e os princípios matemáticos (SIMPLICIDADE LÍMPIDA NA ANÁLISE)
  3. Ordenar pensamentos dos mais simples (claros e distintos) aos mais complexos (COMPOSTO OU SÍNTESE RECONSTRUÍDA ILUMINADO PELO PENSAMENTO)
  4. Proceder com enumerações das mais completas e revisões amplas para não omitir nada. Critério de verdade: indubitabilidade.

Em suma, Em suma, o método leva em contra três chaves: razão; dúvida provisória e metódica; e evidência e clareza das ideias.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/15879628

Anexos:
Perguntas interessantes