Física, perguntado por jtvmartins, 8 meses atrás

(UECE) na figura a seguir, C é um anteparo e So, S1 e S2 são fendas nos obstáculos A e B. Assinale a alternativa que contém os fenômenos ópticos esquematizados na figura:

a) Reflexão e difração
b) Difração e interferência
c) Polarização e interferência
d) Reflexão e interferência​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por leleticiaassumpcao56
45

Resposta: B

Explicação:

Explicando cada um dos fenômenos indicados na resposta:

Reflexão: É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir sobre um objeto ou superfície.

Difração: É a capacidade de uma onda de desviar de objetos em seu caminho, com alteração da onda inicial.

Interferência: É quando duas ou mais ondas se encontram criando uma nova onda que tem sua amplitude sempre relacionada com a ondas iniciais.

Polarização: É quando uma onda transversal passa por um objeto chamado polarizador. Este tem a característica de só deixar passar as ondas que estão alinhadas de alguma forma. Exemplo: Se o polarizador só deixar passar ondas verticais, então todas as ondas horizontais, ou de outras direções, são impedidas de passar.

Logo podemos perceber facilmente que, no problema, não temos outras características que aparecem além de difração e interferência.

Respondido por bryanavs
0

A alternativa que contém os fenômenos ópticos esquematizados na figura será: Difração e interferência - letra b).

Como a física ondulatória funciona?

Os fenômenos ondulatórios possuem a característica mecânica com o movimento vibratório, onde acabam se projetando até chegar em nossos ouvidos (que por sua vez, vibra conforme a projeção de sua frequência).

PS: A onda é uma perturbação oscilante que deriva-se de alguma grandeza física no espaço-tempo.

E quando analisamos o enunciado, percebemos os fenômenos ópticos serão a difração e a interferência, e isso acontece nos seguintes momentos:

  • De A para B: teremos a Difração, que é o fenômeno que acaba se produzindo quando as ondas de qualquer natureza que seja, acabam colidindo com obstáculos, aberturas e acabam se transformando em perturbações na propagação das mesmas.
  • De B para C: Encontramos a interferência esse fator nessa parte da figura porque é justamente quando as duas ondas ou mais acabam se encontrando e colidindo, onde acaba-se criando novas ondas.

Para saber mais sobre Ondas:

brainly.com.br/tarefa/47944123:

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes