(UECE) Eleito com o slogan “cinquenta anos em cinco”, o presidente Juscelino Kubitschek – JK – fez de seu governo um período de grandes investimentos em setores produtivos, mas também de gastos elevadíssimos. Apesar do inegável avanço e da diversificação do setor produtivo, o último ano de seu governo apresentou um índice de inflação de 30,9%. O processo inflacionário gerado nesse período corroeu a economia brasileira nos anos seguintes ao seu governo.
Um dos aspectos de destaque do governo de JK foi Escolha uma:
a. sua política desenvolvimentista, voltada exclusivamente para atender o desenvolvimento das atividades agroexportadoras de que o Brasil dependia.
b. a promoção da importação de automóveis, pois JK acreditava que era mais importante comprar a preços vantajosos do que investir na produção nacional.
c. o aumento da dívida externa em função dos vultuosos empréstimos tomados para realização de seu Plano de Metas e para a construção de Brasília.
d. o investimento de capital nacional em indústrias de base, com a criação da Petrobrás e da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Correta letra C
O governo de JK é marcado pelo avanço em produtos de bens de consumo, dentre elas as empresas montadoras de carro. A indústria automobilística foi uma das preocupações de JK. Ele incentivou muito essa indústria no país.
Uma das grandes realizações de seu governo foi a construção da nova capital para o Brasil. Mas esse investimento resultou em latas dividas externas ao país. Além disso, no final de seu governo a inflação estava altíssima e houve uma acelerada diferença social entre as regiões brasileira, visto que o desenvolvimento só se concentrou em algumas regiões.
Perguntas interessantes