História, perguntado por arqumedes269, 11 meses atrás

(UECE/2016) Atente ao seguinte excerto: "E m 1912, o governador do estado de Santa Catarina, Vidal Ramos, advertia: 'Nossos caboclos do mato são fáceis de se fanatizar, e se for exato o que se ouve, é necessário a ação enérgica'. Hle considerava perigoso para o poder local o ajuntamento de sertanejos pobres em torno do curandeiro José M aria/( MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado: a formação e atuação de chefias caboclas (1912-1916). Campinas: Editora da Unicamp, 2004. )
Sobre o excerto acim a, é correto afirm ar que

a) faz m enção ao m ovim ento do Contestado, que foi um m ovim ento religioso, com características m essiânicas, no qual só ingressavam m eninas virgens e m eninos puros, para a construção de um a Nova Jerusalém .
b) se refere à Guerra do Contestado, que, para a im prensa e autoridades militares, era uma reedição do fanatism o de Canudos.
c) trata do m ovim ento do Contestado, cujo lí­ der foi José Maria, um m issionário franciscano alem ão que atuou no Planalto Catarinense entre 1890 e 1930.
d) faz referência à Guerra do Contestado, cuja população envolvida era m uito religiosa, louvava a m onarquia e o retorno da casa real de Bragança ao trono brasileiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por dalmoalf
72

Ao ler o texto apresentado por Paulo Pinheiro Machado fica claro que ele está se referindo a Guerra do Contestado, uma região que era disputada pelos dois estados, Paraná e Santa Catarina. Devido a essa falta de presença de ações sociais na região e a regularização da posse de terras, um forte embate eclodiu entre a população pobre e as forças do governo.

 

No trecho apresentado conhecemos uma frase do então governador de Santa Catarina, em que percebemos estar decidido a tomar medidas mais violentas contra o movimento de Contestado, pois o medo de um polo de resistência perante ao governo republicano era grande. A exemplo de outros movimentos, como o Quilombo dos Palmares, Confederação do Equador e o movimento de Canudos.

 

Assim podemos analisar cada alternativa:

ALTERNATIVA A, incorreta

Sim, na região do Contestado foi formado um movimento messiânico, mas não possuía nenhuma intenção de criar uma Nova Jerusalém ou buscar meninos e meninas puros.

 

ALTERNATIVA B, correta

O excerto faz clara menção ao Contestado, que foi brutalmente criticado e massacrado pela imprensa e pelo exército, pelo medo de novos polos de resistência, como foi o caso de Canudos, que também era um movimento extremamente religioso.

 

ALTERNATIVA C, incorreta

O líder da região do Contestado era José Maria, mas ele nasceu em Curitiba, não possuindo relação com a Alemanha e morrendo em 1912 pelos cruéis ataques das forças militares, e não até 1930.

 

ALTERNATIVA D, incorreta

A população em Contestado era religiosa sim e questionavam a recém implantada República, mas nunca defenderam o retorno da Casa Real de Bragança, a família real portuguesa.





Perguntas interessantes