Biologia, perguntado por jujubinha380owju28, 11 meses atrás

(UEA) Leia o texto. Vitória-régia ou vitória amazônica: Victoria amazonica, uma das mais lindas plantas aquáticas do mundo, da família das Ninfeáceas tem a folha de formato circular e mede até 1,80 m de diâmetro. Sua flor de cor branca com o centro rosado alcança até 30 cm. Elas possuem várias camadas de pétalas e, no meio, um botão circular onde ficam as sementes. As flores só se abrem de noite e podem ter até 30 centímetros de diâmetro.(www.portalamazonia.globo.com. Adaptado.) *
5 pontos

a-Nastismo, e também ocorre na dormideira (Mimosa pudica) que fecha os seus folíolos quando tocados.

b-Hidrotropismo, e ocorre também nas raízes secundárias de um vegetal que tem seu crescimento orientado em direção a uma fonte de água.

c-Vernalização, e é semelhante ao movimento que ocorre na flor da tulipeira, que abre suas pétalas quando a temperatura é alta e fecha quando a temperatura é baixa.

d-Tropismo, e pode ser comparado aos movimentos das gavinhas de uma trepadeira, que se enrolam em um suporte.

e-Tactismo, e pode ser comparado ao movimento da flor do girassol, que acompanha a direção de incidência dos raios solares.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
3

  Olá! Pelo enunciado e conhecimento de vida, podemos perceber que as flores da vitória régia se abrem ao anoitecer. Isto é, podemos perceber que elas só abrem perante um estímulo - provavelmente o surgimento da noite/ desaparecimento do sol.

  Dessa forma, podemos afirmar que a planta está reagindo a um estímulo porém de maneira independe à direção do estímulo, ou seja, ela precisa apenas do estímulo, não dependendo de onde o estímulo veio para orientar sua direção.

  Isso caracteriza um nastismo, assim como ocorre na dormideira, estando correta a alternativa A.

Respondido por Lauanasants53
0

Resposta:e diário

Explicação:como a Vitória-regia produzem flores que ficam fora da água abrindo suas pétalas ao entardecer e fechando as diariamente.

Perguntas interessantes