(UEA AM/2016) Os reinos bárbaros fundados no século V, no solo da Europa Ocidental, tinham conservado o caráter mais legítimo e essencial da civilização antiga: o caráter mediterrâneo. Foi preciso a súbita irrupção do Islão, na história, durante o século VII, em sua conquista das costas orientais, meridionais e ocidentais do Mar Mediterrâneo, para colocá-lo em uma situação completamente nova, cujas consequências deveriam influir em todo o curso posterior da história. Desse fato fundamental, origina-se uma ordem econômica nova, que é, propriamente, a da Alta Idade Média. (Henri Pirenne. História econômica e social da Idade Média, 1982. Adaado.) O conteúdo do excerto refere-se à conversão dos hereges ao cristianismo e à valorização, pela Igreja, do lucro monetário. à centralização política e ao controle da economia europeia pelos árabes. à intensificação do comércio entre árabes e cristãos e à paz religiosa europeia. à intensific
Soluções para a tarefa
Faltam duas alternativas. Vamos repeti-las para organizar melhor a questão:
(A) à centralização política e ao controle da economia europeia pelos árabes.
(B) à conversão dos hereges ao cristianismo e à valorização, pela Igreja, do lucro monetário.
(C) à intensificação do comércio entre árabes e cristãos e à paz religiosa europeia.
(D) à emergência das ordens religiosas e ao avanço do paganismo nas cidades.
(E) à decadência da atividade do comércio e ao enfraquecimento da vida urbana.
Na Baixa Idade-Média houve um recuo do paganismo, com a emergência das ordens religiosas. A política europeia também foi decentralizada e o "hereges" (os muçulmanos) não se converteram ao cristianismo, mas mantiveram a sua religião e converteram algumas regiões europeias (principalmente na Península Ibérica) ao Islamismo.
O comércio entra em decadência neste período, e também não há paz religiosa entre cristãos e muçulmanos. A decadência do comércio, aliás, é a principal característica desta primeira parte da Idade Média, que também foi caracterizada pelo processo de desurbanização, uma consequência do enfraquecimento do comércio europeu.
É correta a alternativa E.
Resposta:
letra e)
Explicação: